Um homem de 55 anos foi preso em Várzea Grande, Mato Grosso, no último sábado (27), após matar um cachorro a pauladas em plena via pública. O crime de maus-tratos, que chocou os moradores do bairro 15 de Maio, foi registrado pela Guarda Civil Municipal (GMVG).
Populares que presenciaram o ato acionaram a GMVG, que encontrou o animal já sem vida em uma rua de terra. Testemunhas informaram que o agressor fugiu de bicicleta logo após cometer o crime.
As equipes da Guarda Civil Municipal iniciaram as buscas e conseguiram localizar e deter o suspeito próximo a um posto de combustíveis, na região da Rodovia dos Imigrantes, apesar de ele ter tentado escapar.
Durante a abordagem, o homem alegou que o cachorro estava debilitado e que ele o teria levado até o local com a intenção de sacrificá-lo e abandonar o corpo. As autoridades reforçaram que a justificativa dada também configura crime ambiental e não o isenta da responsabilidade penal.
A ocorrência foi registrada e o acusado foi encaminhado à Central de Flagrantes. O crime de maus-tratos a animais no Brasil é passível de pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/1998.