Uma tragédia chocou a cidade de Sobral, no Ceará, nesta quinta-feira (25). Um ataque a tiros na Escola Estadual Luiz Felipe deixou dois alunos mortos e três feridos. As vítimas fatais, identificadas como Vitor G. (conhecido como VG) e Cláudio, foram atingidas enquanto estavam no pátio da escola durante o intervalo.
A Secretaria da Segurança Pública informou que os disparos partiram da calçada, de fora da instituição, atingindo os estudantes. A motivação do crime ainda não foi esclarecida. A cúpula da Secretaria de Segurança, enviada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, está em Sobral para reforçar a investigação e localizar os envolvidos.
Reação e Consequências
A comunidade escolar, incluindo pais e amigos das vítimas, está em choque. A Secretaria da Educação do Ceará lamentou o ocorrido e anunciou que as aulas na unidade estão suspensas para a sexta-feira (26). A escola também terá o suporte de profissionais de psicologia para auxiliar no retorno dos alunos.
Os três estudantes feridos foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para uma unidade de saúde. As informações sobre o estado de saúde deles não foram divulgadas.
Alunos que presenciaram ou souberam do ocorrido relataram o medo de retornar à escola. Um estudante, que faltou no dia da tragédia, disse ter sido acordado com a notícia dos disparos. “Não dá nem mais ânimo, assim, de vir, porque a gente vai estar correndo risco, né?”, desabafou outro aluno.
Histórico e Dados da Escola
Esta não é a primeira vez que um crime do tipo acontece em uma escola de Sobral. Em 2022, um adolescente de 15 anos morreu após ser baleado por um colega em outra escola da cidade.
A Escola Estadual Luiz Felipe é uma instituição de ensino médio com 1.159 alunos e 54 professores. Apesar de dados de desempenho acadêmico apontarem desafios, como a baixa proficiência em português, a escola também tem destaques positivos. No Enem 2024, nove alunos alcançaram 900 pontos ou mais na redação, e outros 23 tiraram pelo menos 800 pontos, um reflexo do potencial dos estudantes e do esforço da comunidade escolar.