A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Vilhena, realizou a Operação Rede Segura na manhã desta segunda-feira (22). O alvo da ação foi a casa de um professor de 41 anos, investigado por divulgar fotos e vídeos íntimos de uma mulher com quem mantinha um relacionamento virtual.
A investigação aponta que, após a vítima encerrar o contato, o suspeito criou perfis falsos para enviar o material íntimo aos familiares dela, com a intenção de vingança e humilhação. A polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do professor e confiscou dispositivos eletrônicos que serão analisados.
O crime, conhecido como pornografia de vingança, é a divulgação não autorizada de conteúdo íntimo com o objetivo de constranger e humilhar a vítima. Segundo o delegado Mayckon Pereira, da DEAM, a operação envia uma mensagem clara de que “a internet não é ‘terra sem lei'”. Ele reforçou que crimes cometidos no ambiente digital serão investigados e os responsáveis, punidos.
O professor, se condenado, poderá pegar pena de reclusão de um a cinco anos. A pena pode ser aumentada de um terço a dois terços, já que o crime foi cometido por alguém que teve um relacionamento com a vítima e com o intuito de vingança e humilhação. A Polícia Civil reitera seu compromisso em proteger a dignidade e a intimidade das vítimas.