A Polícia Civil de Rondônia, em uma operação na cidade de Guajará-Mirim, desarticulou uma base de facção criminosa e prendeu sete de seus integrantes. A ação, conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia Civil, ocorreu nesta quinta-feira (28) e elucidou duas tentativas de homicídio registradas menos de 24 horas antes, no dia 27 de agosto de 2025.
O primeiro crime foi contra L. J. F., de 20 anos, baleado no bairro Jardim das Esmeraldas. A vítima, mesmo internada na UTI, conseguiu reconhecer um dos autores como R. N. C., conhecido como “RN”, que é ligado à facção. As investigações apontam que o alvo principal seria o pai da vítima, por não pagar as cobranças impostas pela organização criminosa.
Horas depois, uma nova tentativa de homicídio foi registrada contra A. A. M., de 38 anos, em um lava-jato no bairro São José. Três criminosos se aproximaram e efetuaram diversos disparos contra a vítima.
Ação policial e apreensões
As investigações levaram os agentes ao “quartel-general” da facção, localizado no bairro Santa Luzia. O local era liderado por C. B. de M., vulgo “Neném Gibi”. No momento da chegada da polícia, os criminosos comemoravam os ataques. A ação resultou na prisão de cinco suspeitos e na apreensão de um adolescente. Um dos envolvidos, L. H. F. de S., conhecido como “Madruga”, conseguiu fugir.
Durante a operação, foram apreendidos uma arma de fogo calibre .22, munições, porções de cocaína e maconha, além de celulares dos suspeitos e as roupas utilizadas nos atentados. Segundo a polícia, parte da droga era distribuída a menores de idade. Os celulares serão periciados e podem fornecer novas informações sobre as atividades da facção criminosa e as ordens recebidas por seus membros.