A plataforma de streaming de jogos Kick confirmou o banimento dos criadores de conteúdo que estavam envolvidos na morte do influenciador francês Raphaël Graven, conhecido como Jean Pormanove. A morte de Graven ocorreu durante uma transmissão ao vivo, na qual ele foi alvo de violência e humilhações. O caso está sob investigação do Ministério Público de Nice, na França.
Em uma publicação na rede social X, a Kick lamentou o falecimento do influenciador e informou que todos os criadores de conteúdo que participaram da live foram banidos. A empresa também disse que está revisando o conteúdo em francês da plataforma e que irá cooperar com as investigações.
O que é a Kick
Criada em 2022, a Kick é uma plataforma de lives com foco em jogos que se popularizou por cobrar apenas 5% dos ganhos dos influenciadores com assinaturas, uma taxa bem menor que a da concorrente Twitch. A empresa, de propriedade de Edward Craven e Bijan Tehrani, donos do cassino online Stake, é conhecida por suas regras de moderação mais flexíveis. Essa flexibilidade, no entanto, já gerou polêmicas, como transmissões que violaram direitos autorais, exibiram conteúdo adulto e promoveram discurso de ódio.
A Kick afirmou que suas diretrizes de comunidade foram “projetadas para proteger os criadores” e que a empresa está comprometida em manter esses padrões.