A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Contra a Vida (DERCCV) de Vilhena, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 23 de julho de 2025, a operação Corpora in Cineribus. A expressão em latim significa “corpos em cinzas”. A ação busca coletar provas e avançar na elucidação do triplo homicídio ocorrido em 16 de junho deste ano. Na ocasião, três pessoas foram encontradas carbonizadas em uma residência rural.
A operação contou com o apoio da Delegacia Regional de Vilhena, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia de Repressão aos Crimes de Furto e Roubo (DERF) e da 1ª Delegacia de Polícia Civil do município. Ao todo, 21 policiais civis participaram da ofensiva, incluindo delegados, escrivães e agentes.
Durante a execução da operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram tanto na área rural onde os corpos foram encontrados quanto em residências na zona urbana de Vilhena. Todo o material apreendido será submetido à análise pericial. Ele poderá contribuir significativamente para o esclarecimento das circunstâncias, motivações e autoria do crime, que vitimou uma mulher e dois homens.
A escolha do nome da operação remete à forma brutal com que as vítimas foram assassinadas. Elas foram carbonizadas até restarem apenas vestígios entre os escombros da casa destruída. A crueldade do crime motivou a mobilização intensiva das equipes da DERCCV, que reafirmam o compromisso da Polícia Civil com a elucidação de homicídios e o enfrentamento da violência no Cone Sul do estado.
As investigações seguem em andamento. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (69) 3322-3001, pelo número 197 (WhatsApp) ou presencialmente na Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Vilhena. A Polícia Militar também pode ser acionada pelo número (69) 3322-3935.