Uma tragédia familiar chocou a zona rural de Porto Velho na tarde deste sábado, 19 de julho de 2025. Um adolescente de 14 anos faleceu após ser baleado acidentalmente pelo irmão, de 16 anos, no quilômetro 33 da BR-319, rodovia que liga a capital de Rondônia a Humaitá, no Amazonas.
Segundo as informações apuradas, o disparo fatal teria ocorrido enquanto o irmão mais velho manuseava uma arma de pressão que havia sido adaptada para calibre .22. O tiro atingiu o adolescente de 14 anos, que foi socorrido às pressas e levado à Policlínica Ana Adelaide. Apesar de todos os esforços médicos, o jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade de saúde.
Agentes do Instituto Médico Legal (IML) foram ao hospital para remover o corpo da vítima. A Polícia Militar também esteve no local e registrou a ocorrência como disparo acidental com arma adaptada, um tipo de modificação ilegal e considerada extremamente perigosa.
O adolescente responsável pelo disparo foi apreendido e encaminhado ao Departamento de Flagrantes, onde a Delegacia Especializada dará continuidade às investigações. O caso será acompanhado pelo Ministério Público e pela Vara da Infância e Juventude, dada a natureza do envolvimento de menores.
A tragédia serve como um doloroso alerta sobre os riscos do manuseio de armas, especialmente por menores de idade. Além disso, destaca a urgente necessidade de fiscalização em relação à adaptação de armamentos, uma prática que pode transformar itens de ar comprimido em armas letais.