Na última quarta-feira (23), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da 10ª Delegacia de Nova Mutum Paraná, deflagrou a Operação Terra de Sangue, com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
A ação teve como foco a coleta de provas em investigação que apura uma tentativa de homicídio contra um extrativista, registrada em meio a um conflito fundiário envolvendo grilagem de terras e extração ilegal de recursos naturais.
Mandados judiciais foram cumpridos no distrito de Jaci Paraná e em áreas da Reserva Extrativista (Resex). Durante a operação, foram apreendidas três espingardas, 210 munições (entre intactas e deflagradas) e diversas autuações por crimes ambientais foram realizadas.
Participaram da operação 35 agentes de segurança pública. A operação foi nomeada “Terra de Sangue” em referência à disputa violenta por territórios protegidos, onde grupos armados buscam expulsar moradores legítimos para explorar ilegalmente a região.
A Polícia Civil reiterou seu compromisso com o combate à grilagem de terras, aos crimes ambientais e à violência no campo.