SEXTA-FEIRA, 07/11/2025

Em destaque

Com 60 dias de execução o Plano Aliança pela Vida promove ações conjuntas para a paz e revitalização de áreas em condomínios populares de Rondônia

Tanto no Residencial Orgulho do Madeira quanto no Morar Melhor, a operação tem como foco principal a segurança e a recuperação de áreas afetadas pela criminalidade.

Por Jackson Vicente \Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Com 60 dias de execução, o Plano Aliança pela Vida promove ações conjuntas para a paz e revitalização de áreas em condomínios populares de Rondônia.
Fotos: Esio Mendes e Miro Costa

O governo de Rondônia se reuniu nesta quarta-feira (26), para fortalecer as ações da Operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura”, visando desarticular organizações criminosas, recuperar áreas degradadas e governança integrada aos moradores do residencial popular Morar Melhor, em Porto Velho. A operação funciona há 60 dias, sob a coordenação da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), envolvendo diversos órgãos estaduais e outras esferas públicas, com um cronograma estratégico de atividades para garantir a paz e a qualidade de vida à população.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação reflete o compromisso do governo com a transformação social e a melhoria das condições de vida no estado. “Restaurar o bem-estar e garantir o direito a uma habitação segura a todos os moradores, especialmente nas zonas mais vulneráveis ​​da Capital, tem sido o principal objetivo deste plano. Com um cronograma de atividades, estamos avançando de forma integrada para que a população possa viver com mais dignidade e em um ambiente mais seguro e pacífico”, ressaltou.

A operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura” teve início no dia 26 de dezembro de 2024, no conjunto residencial Morar Melhor, na Capital. A iniciativa continuou a expandir-se ao longo dos últimos meses, devido à escalada de atos violentos com participação de organizações criminosas, permitindo que os serviços operacionais chegassem ao residencial popular Orgulho da Madeira, em janeiro de 2025.

CRONOGRAMA

Outras ações fazem parte do cronograma com intuito de apoiar setores importantes para o desenvolvimento social

Durante o encontro, foi apresentado um balanço dos últimos 60 dias, que inclui:

  • Manutenção de pontos de lazer;
  • Levantamento das demandas socioeconômicas da comunidade;
  • Ações de combate à violência contra a mulher; e
  • Trabalho de segurança pública realizado pelas forças policiais.

Em paralelo, estão sendo executadas reuniões para alinhar a regularização de imóveis do residencial com as famílias, além de oferecer atividades recreativas com os moradores sobre educação no trânsito para conscientizar e integrar a comunidade.

Conforme a PMRO, outras ações fazem parte do cronograma desenvolvido com o objetivo de apoiar setores importantes para o desenvolvimento social, que vão desde a oferta de unidades de ensino, a implantação de uma rádio comunitária e demais iniciativas que visam transformar a realidade local. A entidade ressalta que o planejamento é baseado no Decreto nº 30.022, que instituiu o Plano Aliança pela Vida e tem tratamento jurídico adequado para que as ações de combate à criminalidade nas Habitações de Interesse Social (HIS) possam ser cumpridas.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Régis Braguin, o cronograma de atividades desenvolvido é uma estratégia eficaz para enfrentar as organizações criminosas e garantir a paz nas comunidades mais vulneráveis. “Ao obter sucesso nesta operação, servirá de modelo para outros estados que enfrentam desafios semelhantes, mostrando que é possível vencer a criminalidade através de uma atuação conjunta”, destacou.

ORGULHO DO MADEIRA

No dia 13 de janeiro, a Operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura” se expandiu para o conjunto residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, resultando na recaptura de foragidos da justiça, cumprimento de mandados de prisão, apreensão de armas de fogo e registro de ocorrências de tráfico de drogas. Mais de 200 policiais de diversas especialidades, além da cooperação de forças policiais de outros estados, incluindo a Força Nacional, estão em serviço, atuando no combate ao crime e na promoção da segurança e do bem-estar da comunidade local.

AÇÕES INTEGRADAS 

Tanto no Residencial Orgulho do Madeira quanto no Morar Melhor, a operação tem como foco principal a segurança e a recuperação de áreas afetadas pela criminalidade. Para alcançar esses objetivos, as ações estratégicas envolvem um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Superintendência de Polícia Tecnico-Científica (Politec), Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO),  Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO),  Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado da Mulher, da Famílias, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), a Prefeitura de Porto Velho, entre outras entidades.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Ministério Público de Rondônia obteve condenação de réu que tentou matar a ex-companheira e feriu duas pessoas. A pena será cumprida em regime fechado.
12
Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Uma mulher de 32 anos foi flagrada com substância entorpecente escondida no corpo ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o Presídio 603, na manhã desta sexta-feira (7).
12
Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

De acordo com as primeiras informações, a criança junto com os pais sofreram um acidente de moto, deixando os três em estado grave, sendo necessário a intubação de todas as vítimas.
16
Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Vítima foi agredida na frente dos filhos, dois deles autistas, e o agressor foi capturado em flagrante após tentar fugir.
12
Casal é preso com drogas durante ação do 5º BPM no Residencial Orgulho do Madeira

Casal é preso com drogas durante ação do 5º BPM no Residencial Orgulho do Madeira

Policiais localizaram maconha, crack, balança de precisão e anotações do tráfico em um apartamento usado como ponto de distribuição na zona Leste da capital.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

“É realização de um sonho”, revela vencedora de Rondônia do Florada Premiada 2025

Ângela Pessoa, do Café Sauá em Seringueiras, leva o primeiro lugar no Florada Premiada 2025 e coloca Rondônia no topo da cafeicultura feminina brasileira.
L

Na SIC, secretário Tchê destaca o desafio de produzir café com sustentabilidade no Acre

José Luís Tchê destaca na SIC o café como símbolo de dignidade e transformação para as famílias rurais do Acre.
L

Rondônia domina concurso “Florada Premiada” e leva ouro e prata do café feminino

Ângela Maria Pessoa e Fabiana Souza Leal colocam Rondônia no topo do Florada Premiada 2025, destacando a força feminina na cafeicultura.
L

Locomotiva feita com peças de torradores leva a história do café às novas gerações na SIC

O artista Robson Emerick encantou o público da SIC com uma locomotiva feita de peças de torradores de café, transformando sustentabilidade e memória em arte.
L

De Rolim de Moura a Cujubim: produtores colocam Rondônia no topo do café brasileiro

Os produtores rondonienses Altives Berdes e Edvaldo Sigoli estão entre os 15 melhores cafés do Brasil no Coffee of the Year 2025, celebrando o sucesso da agricultura familiar e dos robustas amazônicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Pedro Fernandes comemora licitação de projeto de pavimentação entre Cujubim e Machadinho D’Oeste

Pedro Fernandes comemora licitação de projeto de pavimentação entre Cujubim e Machadinho D’Oeste

Deputado destaca avanço técnico da obra e agradece apoio do governo estadual e do DER.
L
STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro por golpe

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro por golpe

A Primeira Turma do STF formou maioria de 3 a 0 para manter a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis aliados na trama golpista. A rejeição do recurso de embargos de declaração abre caminho para a decretação da prisão.
L
Lula realiza encontros bilaterais com Alemanha, Portugal e Moçambique na COP30

Lula realiza encontros bilaterais com Alemanha, Portugal e Moçambique na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua em Belém sua agenda de reuniões à margem da Cúpula do Clima, com expectativa de que a Alemanha anuncie contribuição ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).
L
Moraes vota para tornar ex-assessor réu por vazamento de informação

Moraes vota para tornar ex-assessor réu por vazamento de informação

O ministro Alexandre de Moraes votou para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Tagliaferro, seu ex-assessor no TSE, que é acusado de vazar informações sigilosas e de crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
L
Lula: gasto com armas pode levar a "apocalipse climático"

Lula: gasto com armas pode levar a “apocalipse climático”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o alto investimento em conflitos, como a Guerra na Ucrânia, afirmando que o gasto com armas, que é o dobro do destinado à ação climática, pavimenta o caminho para um colapso ambiental.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro capota em grave acidente na Jorge Teixeira em Porto Velho

Carro capota em grave acidente na Jorge Teixeira em Porto Velho

Imagens de uma câmera de monitoramento registraram quando o Nivus seguia em direção a Avenida Imigrantes, quando uma caminhonete invade a preferencial e causa a colisão.
16
Bandidos são filmados fazendo furto em academia na zona leste

VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo furto em academia na zona leste

Imagens de câmeras de segurança mostram quando três criminosos chegam em um carro modelo Celta de cor prata, depois dois deles descem e invadem a academia.
12
Polícia Civil deflagra Operação Matriarca contra tráfico e lavagem de dinheiro

Polícia Civil deflagra Operação Matriarca contra tráfico e lavagem de dinheiro

Organização criminosa com atuação em Rondônia e Amazonas é alvo da Polícia Civil, que cumpre mais de 50 medidas cautelares, incluindo mandados de prisão e bloqueio de bens.
10
Batida entre duas motos deixa piloto em estado grave na zona leste

Batida entre duas motos deixa piloto em estado grave na zona leste

Imagens de uma câmera de segurança registrou quando os veículos seguiam em sentidos opostos na Calama, quando um dos pilotos avançou a pista contrária para dobrar na Tema Regina, e causou a colisão.
12
PF realiza operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Tubarão Latundê

PF realiza operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Tubarão Latundê

A ação prendeu cinco pessoas, apreendeu armas e munições, e inutilizou maquinário usado na extração clandestina.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: RAULINO DE MATTOS,

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00027.003/2025-SUL
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Produtoras de Rondônia conquistam os dois primeiros lugares no maior concurso de café do Brasil

Produtoras de Rondônia conquistam os dois primeiros lugares no maior concurso de café do Brasil

Ângela Maria Coutinho e Fabiana Souza Leal garantem o topo do pódio no Florada Premiada 2025, consolidando o protagonismo feminino e a excelência do café rondoniense.
L
Acadêmicos avançam à semifinal do III Concurso de Júri Simulado do MPRO

Acadêmicos avançam à semifinal do III Concurso de Júri Simulado do MPRO

Equipes da Unisapiens e da Faculdade Católica garantem vaga na próxima fase da competição jurídica promovida pelo Ministério Público de Rondônia.
L
Campanha Papai Noel dos Correios começa oficialmente em Rondônia

Campanha Papai Noel dos Correios começa oficialmente em Rondônia

Solenidade no Teatro Banzeiros marcou o início das ações que incentivam a adoção de cartinhas de crianças em situação de vulnerabilidade social.
L
Moraes rejeita recurso de Bolsonaro e mantém condenação por golpe

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro e mantém condenação por golpe

O ministro Alexandre de Moraes, relator no Supremo Tribunal Federal, votou pela rejeição do último recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis aliados, mantendo a condenação de 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia.
L

Incentivo ao cinema nacional leva sessão gratuita do filme Eu e Meu Avô Nihonjin ao Cine Araújo

Exibição especial acontece neste sábado, 8 de novembro, às 13h, com entrada gratuita e retirada de ingressos na bilheteria, sujeita à lotação.
L
Estudantes e docentes do IFRO vivem duas semanas transformadoras de intercâmbio na Costa Rica

Estudantes e docentes do IFRO vivem duas semanas transformadoras de intercâmbio na Costa Rica

Programa de Mobilidade STEM Internacional 2025 promoveu aprendizado acadêmico, cultural e pessoal para alunos e professoras da Rede Federal.
L

Recebimento e Inclusão de Atividades na Licença Ambiental: JARDIPLAN URBANIZACAO E PAISAGISMO LTDA

Licença Ambiental Operação – LAO/LAMP, Nº 016.00098.004/2024-SUL
L
IFRO publica minutas dos editais do Processo Seletivo Unificado 2026/1

IFRO publica minutas dos editais do Processo Seletivo Unificado 2026/1

Versões preliminares das regras para ingresso nos cursos técnicos e superiores já estão disponíveis no Portal de Seleção.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.