QUINTA-FEIRA, 05/03/2026
Publicidade

Em destaque

MPRO deflagra Operação Soldados da Usura em RO, SP, GO, MS, MT e AC

O Procedimento Investigatório Criminal teve início no Ministério Público a partir da comunicação da Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia.

Por GCI / MPRO - 30

Publicado em 

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, nesta sexta-feira (7/2), a Operação Soldados da Usura, em atuação conjunta com a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e com apoio da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), Gerência de Aviação de Estado (Gave/Sesdec), Ministérios Públicos dos Estados Mato Grosso (MPMT), Mato Grosso do Sul (MPMS), Acre (MPAC) e Polícias Civis dos Estados de São Paulo (PCSP) e Goiás (PCGO).

A operação visa desmantelar organização criminosa constituída com o objetivo de obter vantagens financeiras a partir da realização de empréstimos ilegais (usura) e que praticou, no mesmo contexto, os crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, estelionato, falsidades ideológicas, dentre outros em apuração.

A fase ostensiva da operação tem como objetivo dar cumprimento a 9 (nove) mandados de prisão preventiva, 42 (quarenta e dois) mandados de busca e apreensão, além de diversas medidas assecuratórias patrimoniais (indisponibilidade de valores, imóveis, cotas sociais de empresas, veículos de luxo, dentre outros), que totalizam R$ 73.655.246,00,(setenta e três milhões, seiscentos e cinquenta e cinco mil e duzentos e quarenta e seis reais), todas deferidas pelo Poder Judiciário da Comarca de Porto Velho.

As diligências estão sendo realizadas em 6 (seis) estados diferentes, mais precisamente em Porto Velho/RO, Distrito de Três Coqueiros/RO, São Paulo/SP, Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Diamantino/MT, Chapadão do Sul/MS e Rio Branco/AC, envolvendo mais de 200 (duzentas) pessoas, entre promotores de Justiça, delegados de Polícia, agentes e escrivães da Polícia Civil, oficiais e policiais da Polícia Militar, peritos criminais, servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), pilotos e tripulantes da Gerência de Aviação de Estado e servidores do quadro administrativo do MPRO.

O Procedimento Investigatório Criminal teve início no Ministério Público a partir da comunicação da Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, que encaminhou cópias de sindicâncias instauradas contra policiais militares, contendo indícios de crimes de usura e extorsão. Com o aprofundamento das investigações se identificou uma Orcrim constituída por uma rede de pessoas que tinham as funções de captar “clientes”, fazer empréstimos com juros ilegais, fazer as cobranças com o uso de violência e grave ameaça (inclusive com uso de armas de fogo), seguidos de atos de expropriação patrimonial, já que, em relação a diversas vítimas, os investigados se apossaram de valores e bens que lhes pertenciam, acumulando e movimentando expressivas cifras em dinheiro e bens móveis e imóveis. Na sequência, os investigados praticavam diversas condutas visando ocultar e dissimular a origem, disposição e localização de bens e valores, movimentando todo o patrimônio ilicitamente angariado em nome de empresas “fantasmas” constituídas em nome de “laranjas”, com documentos ideologicamente falsos, convertendo, também, ativos ilícitos em lícitos, com relevantes investimentos na compra de veículos, imóveis e até na construção de uma draga de extração de ouro no Rio Madeira.

O nome atribuído à operação é referência ao modus operandi adotado pelos investigados, que empregavam força, ameaças com armas de fogo, violência física, comportando-se como uma legião de saqueadores, explorando e expropriando as vítimas para obter e acumular muita riqueza às custas do patrimônio alheio.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Como descrito acima, as investigações identificaram um número extenso de vítimas da organização criminosa, sendo possível que, no atual cenário, ainda seja de desconhecimento do Gaeco/MPRO algum fato delitivo e o respeito ofendido.

Desse modo, o Ministério Público disponibiliza abaixo link e QR CODE contendo formulário para identificação e colheita de reclamações de outras possíveis vítimas da organização criminosa investigada e que queiram contribuir com as investigações.

É importante que todos os campos do formulário sejam preenchidos, a fim de permitir uma completa apuração dos eventos criminosos: Link

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

A ação ocorreu com o apoio da Polícia Federal, de diversas unidades da Polícia Militar do estado, do GEFRON-MT, do Grupo Especial de Investigação – G.E.I., da Agência de Inteligência do CRP I e do Exército Brasileiro, apreendeu 391,4 kg de drogas e uma arma de fogo em Porto Velho.
10
Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Dupla foi filmada durante assalto no bairro Nova Floresta; Classic usado no crime foi localizado capotado na Estrada dos Japoneses com apoio do helicóptero da PM.
12
Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Ação conjunta cumpriu oito mandados de busca e apreensão após ameaças contra policiais penais; duas pessoas foram presas com munições de fuzil.
10
Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Dupla abandonou Classic capotado na zona Sul de Porto Velho; PM encontrou chaves de carro roubado no bairro Nova Floresta.
16

Mulher grávida é presa após marido apenado atirar em homem durante assalto na zona leste

O fato ocorreu na Rua Santa Cruz, bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Zé Felipe, da Zé Veículos, fala sobre venda digital e crescimento acelerado

A combinação entre tecnologia, atendimento humanizado e compromisso com a transparência tem sido o alicerce dessa trajetória.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L

IN FOCO PODCAST: Chef Lindberg Júnior compartilha sua trajetória da UNIR à gastronomia internacional

No programa, ele vai falar sobre coragem para mudar de rota, desafios da gastronomia, mercado local, experiências internacionais e o que significa empreender na área em Rondônia. Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre escolhas, propósito e sabor.
L
Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Ministério do Meio Ambiente anuncia mobilização de 4,6 mil brigadistas e infraestrutura tecnológica para monitoramento em tempo real; foco é a prevenção antecipada.
L
Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Inmet e CPTEC apontam chuvas de níveis 2 e 3, com risco de alagamentos e transbordamentos, especialmente no norte, oeste e sudoeste do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Encontro na Assembleia Legislativa debate cadastro reserva e reforça pedido de convocação de candidatos aprovados no concurso da Defensoria Pública.
L
Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Principais hubs globais como Dubai seguem paralisados pelo quinto dia consecutivo; companhias aéreas alteram rotas e enfrentam custos crescentes com combustível e logística.
L
André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

Ministro do STF atendeu pedido da Polícia Federal; dono do Banco Master foi preso na terceira fase da Operação Compliance Zero por suspeita de fraudes e ameaças.
L
Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Presidente questionou investimento global de US$ 2,7 trilhões em armas e defendeu redirecionamento de recursos para segurança alimentar durante conferência da FAO.
L
Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Ministra deixa o cargo em 31 de março para cumprir o calendário eleitoral; Olavo Noleto assumirá a pasta em meio a discussões sobre a eficácia das medidas protetivas.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende aproximadamente 10 kg de cocaína dentro de encomenda em bagageiro de ônibus

A droga era transportada em um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre Rio Branco e Brasília.
12

PRF em Rondônia apreende cerca de 8 kg de skunk escondidos em latas de massa corrida

A droga estava dividida em sete tabletes dentro de duas latas de massa corrida.
10
Homem é baleado após roubo no bairro Três Marias

Homem é baleado após roubo no bairro Três Marias

Suspeito foi atingido por disparos e atropelado após vítima reagir assalto na Rua Santa Cruz
14
Briga generalizada em festa deixa homem esfaqueado na Avenida Brasil em RO

Briga generalizada em festa deixa homem esfaqueado na Avenida Brasil em RO

Confusão teria começado após agressão contra mulher que recusou convite para dançar; suspeito foi cercado por populares e atingido por golpes de canivete.
16
Crianças ficam feridas após condutor avançar preferencial e causar colisão em RO

Crianças ficam feridas após condutor avançar preferencial e causar colisão em RO

Vítima ocupantes de um VW Gol sofreram pancadas na cabeça e precisaram de atendimento médico; acidente ocorreu no cruzamento das ruas Curitiba e T-22.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MARCELO CRUZ DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO  Nº 016.00029.005/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: ASSOCIAÇÃO CONDOMÍNIO JEQUITIBÁ

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 016.00112.006/2024-SUL
L

Workshop de Convênios reforça transparência e eficiência em Rondônia

Workshop de Convênios reúne mais de 200 participantes em Porto Velho para qualificar gestores e fortalecer a execução dos recursos estaduais.
L
Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Magistrado confirmou legalidade das prisões preventivas; dono do Banco Master e o cunhado foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos.
L
Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Pesquisa aponta que jornada invisível de cuidados consome cerca de mil horas anuais a mais para mulheres do que para homens; especialistas defendem mudança cultural e políticas de compensação.
L

Léo Moraes anuncia ponto de apoio para entregadores de delivery em Porto Velho

Entregadores de delivery terão estrutura completa entre o Porto Velho Shopping e o Parque da Cidade, por meio de parceria da Prefeitura com o iFood para garantir melhores condições de trabalho.
L
Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Encontro reuniu Executivo, Legislativo e representantes da classe artística para debater políticas públicas, reativação de espaços culturais e criação do Fundo Municipal de Cultura.
L

Resultado da Lotofácil 3626 acumula e vai a R$ 10 milhões

Concurso 3626 da Lotofácil, sorteado nesta terça (3) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador do prêmio principal; próximo sorteio paga R$ 10 milhões.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.