QUARTA-FEIRA, 12/11/2025

Em destaque

MPRO deflagra Operação Soldados da Usura em RO, SP, GO, MS, MT e AC

O Procedimento Investigatório Criminal teve início no Ministério Público a partir da comunicação da Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia.

Por GCI / MPRO - 30

Publicado em 

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, nesta sexta-feira (7/2), a Operação Soldados da Usura, em atuação conjunta com a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e com apoio da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), Gerência de Aviação de Estado (Gave/Sesdec), Ministérios Públicos dos Estados Mato Grosso (MPMT), Mato Grosso do Sul (MPMS), Acre (MPAC) e Polícias Civis dos Estados de São Paulo (PCSP) e Goiás (PCGO).

A operação visa desmantelar organização criminosa constituída com o objetivo de obter vantagens financeiras a partir da realização de empréstimos ilegais (usura) e que praticou, no mesmo contexto, os crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, estelionato, falsidades ideológicas, dentre outros em apuração.

A fase ostensiva da operação tem como objetivo dar cumprimento a 9 (nove) mandados de prisão preventiva, 42 (quarenta e dois) mandados de busca e apreensão, além de diversas medidas assecuratórias patrimoniais (indisponibilidade de valores, imóveis, cotas sociais de empresas, veículos de luxo, dentre outros), que totalizam R$ 73.655.246,00,(setenta e três milhões, seiscentos e cinquenta e cinco mil e duzentos e quarenta e seis reais), todas deferidas pelo Poder Judiciário da Comarca de Porto Velho.

As diligências estão sendo realizadas em 6 (seis) estados diferentes, mais precisamente em Porto Velho/RO, Distrito de Três Coqueiros/RO, São Paulo/SP, Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Diamantino/MT, Chapadão do Sul/MS e Rio Branco/AC, envolvendo mais de 200 (duzentas) pessoas, entre promotores de Justiça, delegados de Polícia, agentes e escrivães da Polícia Civil, oficiais e policiais da Polícia Militar, peritos criminais, servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), pilotos e tripulantes da Gerência de Aviação de Estado e servidores do quadro administrativo do MPRO.

O Procedimento Investigatório Criminal teve início no Ministério Público a partir da comunicação da Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, que encaminhou cópias de sindicâncias instauradas contra policiais militares, contendo indícios de crimes de usura e extorsão. Com o aprofundamento das investigações se identificou uma Orcrim constituída por uma rede de pessoas que tinham as funções de captar “clientes”, fazer empréstimos com juros ilegais, fazer as cobranças com o uso de violência e grave ameaça (inclusive com uso de armas de fogo), seguidos de atos de expropriação patrimonial, já que, em relação a diversas vítimas, os investigados se apossaram de valores e bens que lhes pertenciam, acumulando e movimentando expressivas cifras em dinheiro e bens móveis e imóveis. Na sequência, os investigados praticavam diversas condutas visando ocultar e dissimular a origem, disposição e localização de bens e valores, movimentando todo o patrimônio ilicitamente angariado em nome de empresas “fantasmas” constituídas em nome de “laranjas”, com documentos ideologicamente falsos, convertendo, também, ativos ilícitos em lícitos, com relevantes investimentos na compra de veículos, imóveis e até na construção de uma draga de extração de ouro no Rio Madeira.

O nome atribuído à operação é referência ao modus operandi adotado pelos investigados, que empregavam força, ameaças com armas de fogo, violência física, comportando-se como uma legião de saqueadores, explorando e expropriando as vítimas para obter e acumular muita riqueza às custas do patrimônio alheio.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Como descrito acima, as investigações identificaram um número extenso de vítimas da organização criminosa, sendo possível que, no atual cenário, ainda seja de desconhecimento do Gaeco/MPRO algum fato delitivo e o respeito ofendido.

Desse modo, o Ministério Público disponibiliza abaixo link e QR CODE contendo formulário para identificação e colheita de reclamações de outras possíveis vítimas da organização criminosa investigada e que queiram contribuir com as investigações.

É importante que todos os campos do formulário sejam preenchidos, a fim de permitir uma completa apuração dos eventos criminosos: Link

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Suspeito de furtar celular é espancado após tentar vender aparelho para a vítima na zona sul

Suspeito de furtar celular é espancado após tentar vender aparelho para a vítima na zona sul

De acordo com o boletim de ocorrência, após ter o celular furtado de dentro de casa, a vítima viu o aparelho sendo vendido na internet e marcou encontro com o suposto vendedor para recuperar o aparelho.
14
Academia Sena é arrombada e tem TV furtada na Campos Sales em Porto Velho

Academia D’Sena é arrombada e tem TV furtada na Campos Sales em Porto Velho

Câmeras de segurança registraram a ação de dois criminosos encapuzados na noite de terça-feira, 11 de novembro; bandidos agiram com agressividade para levar o aparelho.
10
Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos para Presídios Federais

Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos para Presídios Federais

Decisão da Vara de Execuções Penais do TJRJ envia líderes da facção com longas condenações por tráfico para unidades de segurança máxima com apoio da Polícia Federal.
L
Operação Força Total reforça segurança e combate ao crime com ação integrada em Porto Velho

Operação Força Total reforça segurança e combate ao crime com ação integrada em Porto Velho

Ação do governo de Rondônia mobiliza forças de segurança e tecnologia de monitoramento eletrônico para enfrentar o crime organizado.
L
Criminoso morre e esposa é baleada durante confronto da PM com a LCP em Porto Velho

Criminoso morre e esposa é baleada durante confronto da PM com a LCP em Porto Velho

Segundo a Polícia, o bando é envolvido em diversos crimes, entre esbulho possessório, porte ilegal de armas, homicídio entre outros.
18
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem que brigou com Vereador em Porto Velho apresenta sua versão dos fatos

EXCLUSIVO: Jovem que brigou com Vereador em Porto Velho apresenta sua versão dos fatos

Em entrevista exclusiva ao News Rondônia, ele relata que a confusão começou após a irmã do parlamentar chamar a amiga do jovem de ‘puta’ após ela pedir licença para pagar a conta.
L

Giro News: Saúde e Movimento com Dr. Guilherme Figueiredo Pintan

O público também conhecerá os tratamentos mais modernos disponíveis, incluindo as novas técnicas minimamente invasivas aplicadas na cirurgia do joelho.
L

In Foco PodCast: Bira Lourenço – músico e pesquisador

Uma conversa inspiradora sobre arte, som e trajetória na música. Ao vivo na News Rondônia e NewsTV!
L
Inep divulga resultado de pedidos de reaplicação da Prova Nacional Docente

Inep divulga resultado de pedidos de reaplicação da Prova Nacional Docente

Candidatos do PND 2025 que solicitaram nova chance de realizar o exame podem consultar o resultado; prova está marcada para 30 de novembro.
L
Maior Natal da história de Porto Velho será realizado com menor custo que anos anteriores

Maior Natal da história de Porto Velho será realizado com menor custo que anos anteriores

Prefeitura de Porto Velho anuncia o Natal 2025 com ampliação da decoração para todos os distritos e redução de custos, reforçando a gestão eficiente e inclusiva.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L

POLÍTICA

EBC abre inscrições para vagas no Comitê Editorial e de Programação

EBC abre inscrições para vagas no Comitê Editorial e de Programação

Prazo segue até 27 de novembro e contempla três segmentos da sociedade civil.
L
Gleisi afirma que tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Gleisi afirma que tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Ministra reforça que governo está pronto para debates em plenário sobre projeto Antifacção.
L
Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas

Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas

Ministros discutem medidas tarifárias em encontro paralelo ao G7, no Canadá.
L
Ministro Wolney Queiroz anuncia 500 novos peritos médicos federais para reforçar atendimento do INSS

Ministro Wolney Queiroz anuncia 500 novos peritos médicos federais para reforçar atendimento do INSS

“Colocamos peritos onde nunca houve”, afirmou o titular da Previdência Social sobre a expansão da perícia médica.
L
INSS apresentará o PREVBarco na COP30, em Belém

INSS apresentará o PREVBarco na COP30, em Belém

“Vamos mostrar o PREVBarco para o mundo”, afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Palmas e Santa Tereza do Tocantins. A ação visa interromper a destruição e ocultação de provas da Operação Fames-19.
10
Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Um homem de 67 anos foi encontrado com um ferimento grave na cabeça após efetuar um disparo em uma propriedade na Linha 94. A vítima foi socorrida pelo SAMU em estado crítico.
16
Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Alexandre Moreira de Miranda foi flagrado pelas câmeras de segurança e contido por seguranças após tentar deixar um atacadista com produtos escondidos em uma mochila.
10
Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Um homem procurado pelo crime de estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itapema (SC) durante uma fiscalização de rotina.
12
Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Uma senhora foi atingida por um motociclista que fazia entregas em Ji-Paraná. A vítima sofreu traumatismo craniano e foi transferida, intubada, para a UTI de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: Condomínio Residencial Riviera

Licença Ambiental de Operação Nº  45 SOL /DLA
L
Indústria de Rondônia ganha destaque na COP30 com atuação da FIERO

Indústria de Rondônia ganha destaque na COP30 com atuação da FIERO

Presidente Marcelo Thomé reforça papel do setor produtivo na agenda climática global.
L
Brasil estreia no Mundial de Vôlei de Praia com sete duplas em busca de medalha

Brasil estreia no Mundial de Vôlei de Praia com sete duplas em busca de medalha

Ana Patrícia e Duda, campeãs olímpicas em Paris, abrem participação brasileira nesta quinta-feira às 20h30.
L
Turismo internacional no Brasil bate recorde histórico em 2025

Turismo internacional no Brasil bate recorde histórico em 2025

País recebeu 7,8 milhões de visitantes estrangeiros até outubro, com alta de 42% em relação a 2024.
L
BNDES mobiliza R$ 21 bilhões na COP30 para acelerar transição sustentável

BNDES mobiliza R$ 21 bilhões na COP30 para acelerar transição sustentável

Banco firma acordos com instituições internacionais para financiar energia limpa, mobilidade e apoio a pequenos negócios.
L
Meta Global de Adaptação gera impasse em negociações da COP30

Meta Global de Adaptação gera impasse em negociações da COP30

Presidência brasileira busca consenso para avançar na definição de indicadores de adaptação climática.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SEMED

LICENÇA PRÉVIA e LICENÇA DE INSTALAÇÃO
L
Por justiça climática e social, barqueata reúne movimentos em Belém

Por justiça climática e social, barqueata reúne movimentos em Belém

Manifestação reuniu indígenas, quilombolas, pescadores e movimentos feministas durante a COP30.
L
Sebrae Rondônia reforça papel dos pequenos negócios na agenda climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça papel dos pequenos negócios na agenda climática durante a COP30

Instituição destaca protagonismo da Amazônia na construção de uma economia de baixo carbono.
L
TRT-14 participa do 10º Encontro Nacional de Sustentabilidade em Manaus

TRT-14 participa do 10º Encontro Nacional de Sustentabilidade em Manaus

Evento destacou a importância da transição justa e das ações climáticas na Justiça do Trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.