QUINTA-FEIRA, 06/11/2025

Em destaque

Professora é agredida por autista, registra BO e família é intimada

A aluna tem 12 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível de suporte 3, não oralizada (não fala).

Por Lucas Tatuí

Publicado em 

Os pais de uma adolescente autista compareceram nesta terça-feira (21) a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais de Porto Velho, intimados para apresentar laudo médico e prestar declarações a respeito de ato de agressão narrado por uma professora da Escola Estadual (de ensino especial)  mais conhecida como CENE.

A professora registrou Boletim de Ocorrência no dia 7 de maio, relatando ter sofrido agressão física por parte da aluna, que, segundo a servidora, lhe desferiu um soco na boca e dois na cabeça. A professora solicitou o Exame de Corpo Delito (ECD).

A aluna tem 12 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível de suporte 3, não oralizada (não fala). Também é diagnosticada com Transtorno Opositor Desafiador (TOD), que tem como principais características crises de raiva, irritabilidade e desafios às regras. É uma das principais comorbidades associadas a pessoas com TEA.

No caso do nível de 3 – antes conhecido como autismo severo -, a pessoa necessita de suporte o tempo todo, tem dificuldade em organizar os próprios pensamentos e sentimentos, e na fase da puberdade não consegue compreender suas reações emocionais às mudanças hormonais. A incapacidade de se comunicar com a fala também é fator de irritabilidade.

Frente aos desafios, os pais não têm muitas alternativas de tratamento. A maioria das clínicas em Porto Velho está aceitando trabalhar com intervenção presencial de pessoas com TEA somente até os 6 ou 8 anos de idade. Na pré-adolescência já começa o afunilamento no suporte.

Também faltam terapeutas com experiência para lidar com autista nessa fase, principalmente apresentando os chamados “comportamentos-problema”, com as crises de raiva e agressividade, que requerem uma intervenção especializada, com abordagens e técnicas terapêuticas específicas.

Umas das terapias mais indicadas são as que adotam a Análise do Comportamento Aplicada, conhecida como Ciência ABA. Porém, é quase impossível encontrar uma clínica em Rondônia com agenda aberta para disponibilizar as horas semanais necessárias para a intervenção comportamental, através do plano de saúde.

Há casos em que o paciente autista tem 2 ou 3 horas semanais de terapia ABA, quando o recomendado é uma intervenção intensiva, com 25 a 40 horas por semana, para um desenvolvimento amplo e maiores ganhos com o tratamento.

Já as famílias sem o privilégio de um plano de saúde – que é uma necessidade -, têm que contar com a sorte, à mercê do limitado atendimento especializado na rede pública, voltado ao autista, e precisam de paciência nas filas de espera por especialistas e terapias.

Talvez a professora desconhecesse essas realidades quando registrou a ocorrência numa delegacia especializada em atos infracionais, mas faltou transparência. Todos os dias a mãe perguntava, ao buscar a filha: “ela foi bem?”. E no dia 7 ela soube do ocorrido, mas lhe foi assegurado que estava tudo bem.

A professora registrou o Boletim de Ocorrência às 12h50 do mesmo dia da agressão, e tivemos ciência somente uma semana depois, no dia 14, quando fomos chamados na escola para uma reunião, e fomos surpreendidos com o documento policial classificando nossa filha como “aluna supostamente em conflito com a lei”.

A professora viu razão para colocar o rótulo de agressora numa vítima, que não pode se defender, não pode apresentar sua própria versão, por não conseguir falar, e que não entende suas emoções, reações e impulsos, nem consegue administrá-los.

Mas, nessa história eu não apontaria culpa ou culpado. Em nenhum momento eu culpei a professora por não ter demonstrado manejo e experiência para lidar com minha filha, com seus diagnósticos e comportamentos desafiadores.

Ela narra no BO que o gatilho foi um objeto; que a aluna “lhe pediu uma tesoura”, e negou por ter ficado “com medo” da aluna “lhe machucar”. E eu também não a culpei por trabalhar com uma pessoa com deficiência dentro de uma sala trancada, com a presença de objeto de metal, cortante.

Ela também não tem culpa por não conhecer nossa filha, não saber que jamais ela feriu alguém com o uso de tesoura ou qualquer outro objeto, e que muitas vezes ela aponta para o objeto, ou pega, na intenção de recolocar no local ou na posição exata que estava.

Como eu disse à professora na reunião na escola: “não a julgo, não a condeno”, por entender que também não foi fácil para ela. Ninguém sonhou em ser professor para ser agredido por um aluno, mesmo sendo ele uma pessoa com deficiência neurológica.

E completei dizendo: “…Mas se a senhora me dissesse que se recusa a trabalhar com minha filha em sala de aula, eu até entenderia. Mas a senhora registrou um Boletim de Ocorrência, quando poderia resolver por via administrativa”.

Demorou três dias para o acesso ao Termo de Declarações, com detalhes do relato da professora no BO, porque só foi possível através de um advogado, por se tratar de segredo de justiça, por envolver uma menor. Fomos intimados, comparecemos à Delegacia com os laudos médicos, e o processo segue.

Se constasse os nossos nomes no documento policial, e não o nome da nossa filha, nos acusando de algum tipo de negligência, não nos causaria tanta tristeza e frustração, porque poderíamos nos defender dessa calúnia. Já ela, não pode apresentar sua versão, porque não consegue falar, nem entender seus comportamentos.

Trata-se de uma ocorrência com apenas uma narrativa – também, por não ter testemunhas, já que, conforme narrou a professora, ela estava sozinha, porque a professora auxiliar tinha saído da sala “para fazer o planejamento”. O cuidador também estava ausente. 

“Comportamentos-problema”, como classificam os especialistas, são para serem resolvidos, com intervenções terapêuticas e pedagógicas. E tudo o que a família precisa é de apoio, mesmo quando falta preparo, manejo e experiência do profissional. Essa foi a nossa expectativa em relação à escola de ensino especial.

Autor: Lucas Tatuí, pai atípico e jornalista

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319 próximo a Humaitá

Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319 próximo a Humaitá

Josué dos Santos Silva, de 23 anos, não resistiu após colisão entre viatura e carreta parada na pista; outro bombeiro ficou ferido.
18
Três moradores de Rolim de Moura são presos no Espírito Santo com 17 kg de cocaína

Três moradores de Rolim de Moura são presos no Espírito Santo com 17 kg de cocaína

Entre os suspeitos estão um sargento reformado da PM e um mototaxista; droga estava escondida em compartimentos secretos de dois carros.
14
Duas pessoas são internadas em Mato Grosso após beber uísque adulterado

Duas pessoas são internadas em Mato Grosso após beber uísque adulterado

Suspeita é de contaminação por metanol; vítimas estão hospitalizadas em Sorriso e produto foi apreendido para perícia.
14
Homem é preso após agredir e ofender a esposa no bairro Alto Alegre

Homem é preso após agredir e ofender a esposa no bairro Alto Alegre

Mulher de 36 anos relatou ter sido espancada com socos e golpes de madeira pelo companheiro.
14
Irmãos brigam por cuidados com mãe de 90 anos e caso vai parar na polícia em Vilhena

Irmãos brigam por cuidados com mãe de 90 anos e caso vai parar na polícia no interior de Rondônia

Discussão entre familiares terminou em lesão corporal leve e registro de ocorrência pela PM.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Especial CACAU DE OURO 2025

Profissionais de destaque em Cacoal foram homenageados com o Troféu Cacau de Ouro 2025, entre eles o cirurgião-dentista Wesley Lauterte, a educadora Rafaela Ângelo e a tradicional TV Suruí, símbolos de excelência e contribuição à comunidade.
L

IWCA Brasil abre as portas para as mulheres do Acre entrarem no mercado global de café

Mulheres do café fortalecem sua presença e mostram protagonismo na Semana Internacional do Café.
L

Presidente da Caferon anuncia marco inédito do café Robustas Amazônicos: 1º concurso mundial

Rondônia sediará o primeiro concurso mundial de café canéfora, fortalecendo o protagonismo do robusta amazônico e destacando a região no cenário internacional.
L

Pesquisador de RO avalia: “O Acre não precisa ser o maior, mas será o melhor em qualidade de café”

Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, destaca na SIC o avanço do Acre na produção de cafés robustas finos com base em ciência, tecnologia e sustentabilidade.
L

De cafeicultores a intérpretes: Na SIC, Acre mostra força dos Robustas Amazônicos com comitiva recorde

Com uma comitiva de mais de 100 pessoas, o Acre se destaca na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, levando produtores, baristas e experiências sensoriais que valorizam o Robusta Amazônico e a nova geração da cafeicultura sustentável.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L

POLÍTICA

Deputados aprovam abono natalino para servidores da Defensoria Pública de Rondônia

Deputados aprovam abono natalino para servidores da Defensoria Pública de Rondônia

Medida garante R$ 2 mil de abono natalino aos servidores da DPE-RO.
L
Câmara aprova projeto que taxa serviços de streaming e exige cota nacional

Câmara aprova projeto que taxa serviços de streaming e exige cota nacional

O texto que regulamenta o mercado de streaming, como Netflix e YouTube, segue para o Senado com previsão de cobrança da Condecine entre 0,1% e 4% da receita bruta e a obrigatoriedade de cota mínima de conteúdo brasileiro.
L
Gleisi Hoffmann prevê sanção da isenção do IR por Lula até dia 11

Gleisi Hoffmann prevê sanção da isenção do IR por Lula até dia 11

A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que a isenção do IR, aprovada pelo Senado, deve ser sancionada pelo presidente Lula na próxima terça-feira (11), destacando a tributação de altas rendas como um ato de justiça tributária.
L
Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças e adolescentes

Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças e adolescentes

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL-03) foi aprovado e agora segue para o Senado, buscando sustar uma resolução do Conanda que facilita o acesso ao aborto legal para vítimas de estupro.
L
Lula celebra isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Lula celebra isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a aprovação do projeto que visa a isenção do Imposto de Renda para 25 milhões de brasileiros e aumenta a taxação sobre altas rendas, classificando-a como justiça tributária.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão que matou delegado e esposa em rodovia era dirigido por morador de Vilhena

Caminhão que matou delegado e esposa em rodovia era dirigido por morador de Vilhena

Veículo estava com sérios problemas mecânicos e documentação irregular, segundo investigação da Polícia Civil.
18
Mulher foragida é recapturada em Vilhena e alega estar sendo ameaçada de morte

Mulher foragida é recapturada em Vilhena e alega estar sendo ameaçada de morte

Condenada por roubo e usando tornozeleira eletrônica, ela disse ter deixado o equipamento descarregar para se proteger.
16
Polícia Militar realiza operação e apreende 75 kg de maconha em ação na Zona Leste

Polícia Militar realiza operação e apreende 75 kg de maconha em ação na Zona Leste

Após a abordagem, foi necessária uma verbalização enérgica para que ele saísse do veículo. Durante a revista, foram encontrados no banco de trás cerca de 9 tabletes de substância que aparentava ser maconha.
12
Ex-morador de Rondônia mata e esquarteja amigo em “ritual” para voltar a facção

Ex-morador de Rondônia mata e esquarteja amigo em “ritual” para voltar a facção

Crime ocorreu em Cáceres (MT); suspeito de 22 anos relatou ter desmaiado após decapitar a vítima.
18
Jovem de 19 anos fica em estado grave após acidente em avenida de Vilhena

Jovem de 19 anos fica em estado grave após acidente em avenida de Vilhena

Rapaz pilotava uma motoneta que foi atingida por um carro; câmeras de segurança ajudarão a esclarecer o caso.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: GILBERTO BELMONTE DE ANDRADE

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação,
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO RESIDENCIAL OURO BRANCO

Operação Licença Ambiental de Grande Porte – LAGP
L
PCCS do Iperon é aprovado na Assembleia e garante valorização de servidores

PCCS do Iperon é aprovado na Assembleia e garante valorização de servidores

A aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) pelo Legislativo de Rondônia representa a modernização da estrutura do Instituto de Previdência dos Servidores, oferecendo maior segurança jurídica e transparência aos servidores do Iperon.
L
Governo de RO fortalece caminho para exportar carne a países de alto padrão sanitário, como Chile e Japão

Governo de RO fortalece caminho para exportar carne a países de alto padrão sanitário, como Chile e Japão

Este movimento estratégico, marcado por uma reunião em Brasília, no dia 3 de novembro, chancela a qualidade da produção rondoniense, e busca abrir portas econômicas para a carne do estado.
L
Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Capoeira, berimbaladas, maculelê, danças afro e exposição fotográfica vão animar a celebração do Dia da Consciência Negra em Vilhena.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CLENILDO DIAS BARBOSA

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Vilhenense diagnosticada com leucemia morre em Porto Velho aos 21 anos

Vilhenense diagnosticada com leucemia morre em Porto Velho aos 21 anos

Gilsara Cristina Alves de Lima havia trancado a faculdade de enfermagem após diagnóstico e sonhava cursar medicina.
18

E Se Eles Lutassem? Por que o Flash Wally West vence os maiores velocistas de todos os universos

De Sonic a Mercúrio, o duelo dos 9 maiores velocistas da ficção culmina na vitória incontestável de Flash (Wally West), cujo domínio da Força de Aceleração o torna o ser mais rápido da existência.
L
Horóscopo de quinta-feira (06/11/2025): dia pede foco, paciência e equilíbrio emocional

Horóscopo de quinta-feira (06/11/2025): dia pede foco, paciência e equilíbrio emocional

Com a Lua em Câncer e Marte em destaque, os signos sentirão um misto de sensibilidade e força para agir com sabedoria.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.