SEXTA-FEIRA, 05/12/2025

Em destaque

PCC: Como age tribunal do crime que teria condenado mulher que negou beijo

As investigações ainda apuram a motivação do crime.

Publicado em 

Autor: Josmar Jozino e Herculano Barreto Filho 

O chamado "tribunal do crime" do PCC (Primeiro Comando da Capital) promove sessões de tortura em pessoas amarradas e amordaçadas em cativeiros. No local onde ficam em cárcere privado, as vítimas são submetidas a um "veredito" por integrantes da facção criminosa, que atuam como "jurados", decidindo se a vítima será ou não assassinada.

Foto: FELIPE DANA (AP)

Segundo a Polícia Civil, esse foi o tipo de ação usada para matar uma mulher que havia afirmado à polícia ter se desentendido com um traficante que a assediou em um bar em Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. As investigações ainda apuram a motivação do crime.

Como a pessoa é levada para o "tribunal do crime". Ameaçada por pessoas armadas, a vítima na mira do PCC é levada em um carro da facção para um cativeiro, onde é amordaçada e tem os pés e mãos amarrados.

O modo de agir dos criminosos é o mesmo relatado à Polícia Civil por Karina Martins Bezerra, 26 — que foi inicialmente resgatada de um cativeiro, mas acabou sendo assassinada dias depois. Ela afirmou em depoimento que estava em um bar em frente a um baile funk na zona leste da capital paulista quando foi sequestrada por um homem que disse a ela ser do PCC e tentou beijá-la. Ele ainda não foi identificado pela polícia.

Após ser xingado, o suposto traficante pegou as chaves do carro dela e a levou a uma casa, ainda de acordo com o relato de Karina à polícia. "Sabemos quem você é. Já era pra você aqui", teria dito um dos envolvidos no "tribunal do crime". A vítima afirmou à polícia ter sido questionada pelos criminosos, que perguntavam "de qual facção ela fazia parte e para quem trabalhava".

A ação foi interrompida por policiais militares, que libertaram Karina e prenderam em flagrante seis pessoas por extorsão mediante sequestro. Três delas já tinham sido condenadas por crimes como tráfico de drogas, assalto e associação criminosa. Em depoimento, todos os suspeitos negaram envolvimento no crime.

Regras do PCC. Segundo policiais civis, magistrados e promotores especializados em investigações do PCC, crimes envolvendo assédio e abuso sexual são proibidos pela facção criminosa. Por isso, suspeitam que o assassinato de Karina possa ter outra motivação ou tenha sido cometido sem a autorização da cúpula. Nesse caso, os envolvidos no crime também poderiam ser submetidos a um outro "tribunal do crime".

"A facção [PCC] que se diz contra crimes sexuais obriga mulheres a se relacionarem com os seus integrantes", disse o delegado Pedro Ivo Corrêa dos Santos, da 5ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos do Deic, responsável pela prisão de um dos suspeitos de envolvimento na morte de Karina.

O que pode justificar um "tribunal do crime"? Delação de ações de criminosos, citação do nome da facção em conversas com terceiros e até infrações "mais leves", como urinar na rua, podem justificar dentro da facção um julgamento do "tribunal do crime".

Especializada em investigações sobre o crime organizado, a desembargadora Ivana David, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), cita o estatuto do PCC para explicar uma possível causa de assassinato a mando da cúpula da facção: eventuais denúncias à polícia de atos envolvendo os integrantes da organização.

Para aquele que praticar ato de traição, o preço é a morte"Ivana David, desembargadora

O que é o estatuto do PCC? O estatuto é chamado de "cartilha de condução". Segundo investigações, existe pena de "suspensão até exclusão", depois a mais grave: o assassinato.

Quem participa do "júri"? Segundo investigações o julgamento é composto de integrantes soltos e presos. Existe um "debate" entre os "jurados" antes do "veredito".

Como é o julgamento? As pessoas levadas ao "tribunal do crime" são submetidas a sessões de tortura e espancamento por cerca de cinco pessoas ao redor delas, segundo a reportagem apurou com a polícia.

Áudios obtidos pelo UOL indicam como foi o assassinato de Karina Martins Bezerra. Ela teria sido localizada há um mês em Taboão da Serra (Grande São Paulo) e levada por traficantes para a favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.

"Os 'irmão' [como são chamados os criminosos 'batizados' pelo PCC] já pulou (sic) pra montar um 'tabuleiro' [gíria para citar os 'tribunais do crime']".

Como são os assassinatos? Se forem consideradas "culpadas" pela facção criminosa, as vítimas podem ser enforcadas, mortas a tiros ou até ter a cabeça decepada.

Em janeiro deste ano, Cláudio Marcos de Oliveira, o Django, foi encontrado morto sob o viaduto da Vila Matilde, na zona leste da capital paulista. Apontado pelas autoridades como um dos maiores traficantes de drogas de São Paulo, ele foi morto por enforcamento, segundo a polícia.

O que o PCC faz para se livrar dos corpos? Dezenas de corpos foram encontrados nos últimos meses em porta-malas de veículos ou em locais abandonados, enrolados a cobertor e com pés e mãos amarrados a um torniquete.

Quem dá a ordem? Os assassinatos no "tribunal do crime" do PCC só ocorrem se houver autorização dos membros da cúpula da facção criminosa.

O que acontece após o crime? Após os assassinatos, os parentes das vítimas passam a ficar na mira da facção criminosa. Quem não mostrar uma cópia do depoimento aos integrantes do PCC também corre o risco de ser morto.

Onde ficam os "tribunais do crime"? Segundo investigações, a favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, é o local onde se concentram os "tribunais do crime" do PCC. Foi exatamente onde policiais militares resgataram Karina em agosto, quando ela foi rendida por criminosos pela primeira vez.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

Ação ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré, na BR-364.
10
Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Droga foi encontrada durante ação integrada de combate ao tráfico na fronteira.
12
PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no estado, investigando um esquema estruturado que promovia a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com possíveis delitos conexos como lavagem de capitais.
10
Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Lúcio de Almeida Morais

Durante a entrevista, ele vai destacar estratégias de desenvolvimento, a necessidade de profissionalização contínua e o papel do turismo como motor de crescimento sustentável.
L

Povoado Nerd: Pamela Vercesi Fala Sobre Cura Energética e Espiritual

Ao longo de sua jornada, ela já guiou centenas de mulheres e homens na liberação de traumas profundos, padrões ancestrais e bloqueios ligados ao merecimento.
L
Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi realizado nesta sexta-feira, em Washington, e a Seleção Brasileira terá adversários da África, Europa e Concacaf em sua chave na primeira fase do torneio.
L
62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

O estudo do instituto de pesquisa mapeou que 42 mil dos 68 mil hectares de exploração madeireira no Amazonas não tinham autorização ambiental, um aumento de 9% na área ilegal em comparação com o levantamento anterior.
L
STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, por omissão dolosa na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas as penas não serão executadas de forma imediata.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Sessão é marcada por silêncio do depoente, rejeição de convocações e debate acirrado entre base governista e oposição.
L
Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gilber, a Seinfra de Porto Velho executa obras na Linha C-10, crucial para o escoamento da produção da agricultura familiar na zona rural.
L
Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

A vereadora Helen Cabral, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, denunciou ter sofrido violência política de gênero após ser atacada verbalmente por outro parlamentar durante sessão plenária e exige a responsabilização do agressor.
L
DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

A Defensoria Pública da União concluiu que a consulta livre, prévia e informada não se aplica a povos isolados, alegando que o isolamento por si só já representa uma negativa a qualquer intervenção ou empreendimento.
L
Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável guia o discurso de Lula e a apresentação de propostas estratégicas até 2035.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar nesta quinta-feira, em Porto Velho, após ser agredida por um cliente dentro de um apartamento na zona leste da capital de Rondônia.
16
Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Daniela D. A., conhecida como “Gorda”, foi presa na noite de quinta-feira em Porto Velho por tráfico de drogas, após a Polícia Militar encontrar entorpecentes escondidos em um brinquedo de pelúcia.
14
Motoboy perseguido e executado a tiros na zona leste é identificado

Motoboy perseguido e executado a tiros na zona leste é identificado

Vítima, identificada como João Pedro Costa da Silva, 28, foi morta na noite de quinta-feira em Porto Velho, após ser perseguida por um suspeito encapuzado até dentro de casa.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Município está entre os 998 do país a alcançar a pontuação máxima do maior programa de transparência do mundo.
L
Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Veículo de dois andares, com 60 poltronas semi-leito e infraestrutura completa, garante mais conforto e dignidade aos jaruenses.
L

Edital de Convocação AGE: COOPERATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RONDÔNIA – CGERR

DATA: 30 de dezembro de 2025, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2611, sala 05, Bairro Centro, CEP: 76.801-105, em Porto Velho
L
Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

ClayRat se aprimora, fica mais difícil de detectar e amplia riscos de roubo de dados e invasão total de dispositivos Android.
L
BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

O serviço gratuito do Banco Central, o BC Protege+, impediu 6.879 aberturas fraudulentas na primeira semana de operação; mais de 238 mil cidadãos e empresas já ativaram a proteção.
L
EUA reafirmam Doutrina Monroe para garantir proeminência na América Latina

EUA reafirmam Doutrina Monroe para garantir proeminência na América Latina

O governo dos Estados Unidos publicou a Estratégia Nacional de Segurança, que formaliza a retomada da Doutrina Monroe sobre o Hemisfério Ocidental, sendo um claro recado à China sobre sua crescente influência regional.
L
Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa em dez anos

Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa em dez anos

Estudo da FGV, em parceria com o MDS, mostra que 60,7% das pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014 deixaram o programa assistencial até 2024; jovens de 15 a 17 anos apresentaram a maior taxa de saída.
L

Edital de Convocação AGE: COOPERATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RONDÔNIA – CGERR

DATA: 30 de dezembro de 2025, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2611, sala 05, Bairro Centro, CEP: 76.801-105, em Porto Velho
L
Rondônia reduz em 9% as mortes por aids e acompanha queda histórica no país

Rondônia reduz em 9% as mortes por aids e acompanha queda histórica no país

Avanço reforça impacto da ampliação da testagem, prevenção combinada e novos tratamentos oferecidos pelo SUS.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.