TERÇA-FEIRA, 26/08/2025
Publicidade
Publicidade

Em visita a fazenda invadida em Chupinguaia, FOLHA registra destruição, animais abatidos e clima tenso entre policiais e LCP

Veículos de imprensa acompanharam patrulhamento na Fazenda Nossa Senhora Aparecida

Publicado em 

Em visita a fazenda invadida em Chupinguaia, FOLHA registra destruição, animais abatidos e clima tenso entre policiais e LCP - News Rondônia

A convite como 3° Batalhão da Policia Militar de Vilhena, a reportagem do FOLHA DO SUL ON LINE, juntamente com representante de outro site correspondente e de duas emissoras de TV locais, acompanhou um patrulhamento na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Chupinguaia, que nos últimos meses tem sido um ponto de tensão constante para os moradores do município e arredores, devido uma invasão de integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), que já dura quase um ano.

A fazenda que hoje se encontra praticamente abandonada devido os camponeses, que são extremamente hostis, terem colocado pânico nos funcionários com a queima de residências e depredação de estruturas da propriedade, avaliada em grandes quantias. A área agora serve de ponto de apoio para equipes da Polícia Militar, que guardam a sede dia e noite a fim de evitar novos ataques.

Em visita a fazenda invadida em Chupinguaia, FOLHA registra destruição, animais abatidos e clima tenso entre policiais e LCP - News Rondônia

Durante o patrulhamento, que é realizado diariamente para evitar que os invasores ganhem mais áreas da propriedade, além da reserva legal que já ocupam, a imprensa pode ver de perto alguns dos danos causados pelos camponeses, que a qualquer sinal de aproximação, mesmo pacífica, se “alvoroçam” e proferem ameaças e xingamentos contra as guarnições.

Além da hostilidade e audácia dos invasores, que chegam a afrontar os policiais convidando-os para “saírem no braço”, a reportagem presenciou cenas tristes de animais, que após serem esfaqueados e baleados pelos posseiros, são soltos no pasto para morrerem em sofrimento.

De acordo com informações levantadas no local, nos últimos meses centenas de cabeças de gado tiveram que ser tiradas às pressas das áreas da fazenda, sendo mais de 500 em dois dias da última semana, devido os crimes de furtos e maus tratos cometidos pelos invasores, que já abateram 76 animais só nos últimos meses.

Na noite que antecedeu a visita da imprensa ao local, os camponeses chegaram a poucos metros da sede da fazenda, colocando as guarnições em alerta total e provocando medo nos poucos civis que permanecem ali em apoio aos policiais.

“Minha esposa e eu passamos a noite no sofá, já prontos pra sair às pressas caso eles tentassem invadir a sede. Ninguém mais tem paz neste lugar”, afirmou o cozinheiro da propriedade.

Em poucos minutos que a imprensa esteve  no curral da propriedade, que possuía uma grande estrutura usada para inseminação e  que foi totalmente destruído pelos invasores, foi possível ouvir a queima de fogos provocada pelos olheiros para alertarem os demais integrantes sobre a aproximação das guarnições e em frações de segundos, vários grupos de pessoas saíram da mata e marcharam em direção ao local de forma intimidadora.

“Bando de puxa saco, baba ovo, vão trabalhar seus vagabundos”, gritavam os posseiros, que se aproximaram arremessando pedras com estilingues e faziam uso de escudos, bolsas a tira colo e caixas de fogos de artifício.

Segundo os militares, nas referidas bolsas, também conhecidas como “capangas”, os invasores carregam coquetéis molotov e bombas de fabricação artesanal, nas quais fixam pregos e atiram com estilingues, para que, na explosão, os objetos pontiagudos se espalhem e atinjam quem  possa estar próximo.

Diante da agressividade dos posseiros,  as guarnições que faziam a segurança da imprensa tinham que recuar, pois várias viaturas já foram danificadas pelas pedras arremessadas por eles.

Além de várias cabanas espalhadas por pontos estratégicos da fazenda, principalmente no denominado “Morro do Macaco”, de onde os olheiros possuem uma visão privilegiada de 360 graus, os camponeses espalham armadilhas no pasto e pelas estradas, como os “jacarés”, que possuem “garras” afiadas e que, ao serem pisadas cravam, na perna ao ponto de causar lesões graves, e tábuas com pregos, que são jogadas em poças e enterradas na estrada para dificultar a visualização.

O último ato de vandalismo dos posseiros, que já serraram várias pontes da linhas, foi a tentativa de atear fogo na que dá acesso aos retiros incendiados por eles há pouco tempo, que além de impedir o acesso da polícia e da imprensa ao local, impossibilita a escoação de grãos e da produção dos pequenos agricultores.

Além dos prejuízos materiais que tem causado a todos os moradores ao longo da RO-370 e das linhas, o invasores também dificultam o acesso destes à saúde, pois devido destruírem as pontes e colocarem armadilhas pelas estradas, o trânsito dos sitiantes até a cidade com seus veículos, animais ou de ambulâncias, se torna impossível, sem contar o temor ao qual são submetidos, pois carros chegam ser abordados pelos camponeses, que segundo os militares, montam guaritas nos entroncamentos das linhas.

Dentro de poucas horas que a reportagem ficou na área, pode sentir o clima de tensão dos moradores e a agressividade dos invasores, que a todo tempo faziam uso de equipamento de ponta para filmar a presença da imprensa e dos militares e eram agitados sempre por duas mulheres. Cada grupo que se aproximava era guardado por dois olheiros que se mantinham dispersos e com bolsas a tira coloco.

A reportagem do site também registrou a área de plantação que foi incendiada pelos invasores e, no trajeto até Vilhena, é possível ver inúmeras placas de trânsito com pichações da liga com os seguintes dizeres: “Não vote, lute LCP”.

Informações extraoficiais que chegam ao militares que guardam a área dão conta de que há a possibilidade dos camponeses, que são procurados pela justiça pela morte de um tenente e um sargento da Polícia Militar, que ocorreu em outubro do ano passado, a 130 Km de Porto Velho, no assentamento Thiago dos Santos, estejam hoje sendo abrigados no Manoel Ribeiro, em Chupinguaia.

Diante da impossibilidade de diálogo com os camponeses, que cobrem seus rostos para não serem identificados, uma reportagem divulgada pela revista Veja no final do mês passado, afirmou que o Governado Marcos Rocha foi a Brasília e solicitou ao Presidente Jair Bolsonaro, o apoio da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no Estado contra a Liga dos Camponeses Pobres, que ele denominou como “terroristas”.

Já de acordo como o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar de Vilhena, ainda não data certa para a chegada das tropas, porém, mesmo que a Força Nacional assuma os trabalhos, as guarnições da PM continuarão realizando as operações corriqueiras na área, sendo uma delas, a “Paz no Campo”.

Vale ressaltar que todos os esforços das forças de segurança tem sido para evitar um “95”, como é chamado devido ao ano em que ocorreu, o massacre na antiga fazenda Santa Elina, em Corumbiara.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Caminhão bate em carro que atropela pedestre na zona leste

Video: Caminhão colide com carro e provoca atropelamento de pedestre na zona leste de Porto Velho

Vítima sofreu fratura na perna e foi socorrida pelo Samu; câmeras registraram o acidente
10

Pais levam adolescentes ao psiquiatra após descoberta de plano de m2ss3cr4 em escola do DF

Jovens de 17 anos, que faziam apologia ao nazismo e pregavam ódio em redes sociais, planejavam ataque marcado para 20 de setembro
14
Mulher é presa por furto em supermercado de Porto Velho

Mulher é presa por furto em supermercado de Porto Velho

A suspeita de 53 anos foi detida após tentar levar diversos produtos sem pagar, em um estabelecimento na Rua Raimundo Cantuária.
10
Motorista foge e PRF apreende 50kg de cocaína em caminhonete após perseguição

Motorista foge e PRF apreende 50kg de cocaína em caminhonete após perseguição

Durante o percurso o suspeito entrou em uma linha e depois conseguiu escapar pelo matagal, em seguida, decidiu abandonar o veículo. Foi verificado que o mesmo estava carregado com cerca de 50kg de pasta base de cocaína, que foi apreendida e encaminhada ao Departamento de Flagrantes.
12
Assaltante é espancado e preso após tentar roubar estudantes na zona Leste de Porto Velho

Assaltante é espancado e preso após tentar roubar estudantes na zona Leste de Porto Velho

O suspeito estava acompanhado de dois comparsas quando abordou o grupo.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista dra Karinny Campos, advogada e membro da força-tarefa da OAB Rondônia

Nesta terça-feira, dia 26, às 16h, o Giro News recebe a dra Karinny Campos, advogada e membro da força-tarefa da OAB Rondônia que atua no combate ao falso advogado no estado.
L

Nota de pesar: Orcionilia Britanica Souza

A família e amigos lamentam a partida de Orcionilia Britanica Souza, a querida Lora, cuja fé e alegria deixam um legado de amor e lembranças eternas.
L
Ferramenta do TJRO é destaque em encontro nacional sobre inteligência artificial

Ferramenta do TJRO é destaque em encontro nacional sobre inteligência artificial

AssessorIA, desenvolvido pela Stic, foi apresentado em Brasília como boa prática de inovação no Judiciário
L
Governo federal adota novo slogan focado no povo

Governo federal adota novo slogan focado no povo

A nova frase, “Do lado do povo brasileiro”, substitui “União e Reconstrução” para reforçar a defesa da soberania e a justiça social na reta final do mandato.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para garantir tratamento prioritário da endometriose no SUS em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para garantir tratamento prioritário da endometriose no SUS em Rondônia

Proposta cria programa estadual voltado à saúde integral das mulheres e prioriza diagnóstico precoce
L
Dra. Taíssa destina R$ 300 mil para a 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Dra. Taíssa destina R$ 300 mil para a 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras terá shows, atrações culturais e cursos gratuitos da Escola do Legislativo
L
Dra. Taíssa acompanha início das obras de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha início das obras de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Estrutura vai garantir segurança e infraestrutura para o Duelo na Fronteira 2025, evento cultural tradicional da cidade
L
Dra. Taíssa destina R$ 150 mil para laboratório de informática da PM Mirim em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina R$ 150 mil para laboratório de informática da PM Mirim em Guajará-Mirim

Emenda parlamentar fortalece projeto social do 6º BPM, oferecendo educação tecnológica e inclusão digital a jovens
L
Dino solicita explicações sobre trâmite do 'PL da Adultização'

Dino solicita explicações sobre trâmite do ‘PL da Adultização’

O ministro do STF Flávio Dino deu um prazo de 10 dias para o presidente da Câmara, Hugo Motta, se manifestar sobre a votação simbólica do projeto de lei que protege crianças em ambientes digitais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão bate em carro que atropela pedestre na zona leste

Caminhão bate em carro que atropela pedestre na zona leste

Tivemos acesso a imagens de uma câmera de segurança que mostram quando o caminhão bate em um carro estacionado, e o veículo acaba atropelando o pedestre.
10
Polícia Civil de Rondônia esclarece desvio milionário e foragido é preso no RJ

Polícia Civil de Rondônia esclarece desvio milionário e foragido é preso no RJ

Durante as apurações, foi constatado que o suspeito realizou diversas transferências bancárias para contas próprias e, em seguida, deixou de comparecer ao trabalho. No dia seguinte, embarcou em um voo para Porto Velho, numa clara tentativa de fuga.
12
Homem de 20 anos é preso com motocicleta clonada em Porto Velho

Homem de 20 anos é preso com motocicleta clonada em Porto Velho

Suspeito foi detido no bairro Três Marias após guarnição localizar Honda Biz com placa clonada
10
Polícia prende criminoso conhecido como “Mister Bean do CV” com drogas em Porto Velho

Polícia prende criminoso conhecido como “Mister Bean do CV” com drogas em Porto Velho

Suspeito de 29 anos foi abordado no bairro São Sebastião com maconha, crack e munições
10
Ação do 1º Batalhão comandada pelo sargento Rocha apreende simulacro de pistola na Praça do Baú

Ação do 1º Batalhão comandada pelo sargento Rocha apreende simulacro de pistola na Praça do Baú

Policiais militares detiveram um suspeito e apreenderam um simulacro de pistola durante patrulhamento na região central de Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Riscos à saúde pública com atendimento oftalmológico irregular

Riscos à saúde pública com atendimento oftalmológico irregular

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia alertou sobre o aumento de denúncias contra pessoas sem formação que realizam procedimentos oftalmológicos.
L
Agentes de Jaru e Theobroma recebem capacitação para combate ao Aedes aegypti

Agentes de Jaru e Theobroma recebem capacitação para combate ao Aedes aegypti

Treinamento aborda taxonomia do mosquito, levantamento entomológico e uso do sistema nacional de controle da dengue.
L

Requerimento de Mudança de Titularidade na Outorga: JOSÉ CORREIA FILHO

MUDANÇA DE TITULARIDADE DA OUTORGA
L

Requerimento de Renovação da Outorga: JOSÉ CORREIA FILHO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Energisa alerta para riscos do furto de cabos de energia em Rondônia

Além de colocar vidas em perigo, crime compromete serviços essenciais e pode provocar apagões em bairros inteiros.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): TOSA DE OURO II LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte, Licença Ambiental Prévia, Instalação  e Licença Ambiental de Operação – LAPP
L
Conciliação põe fim à greve da educação em Rondônia após acordo homologado pelo Judiciário

Conciliação põe fim à greve da educação em Rondônia após acordo homologado pelo Judiciário

Audiência mediada pelo TJRO garantiu benefícios como auxílio alimentação e transporte, além do compromisso de novas negociações com o sindicato.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): TOSA DE OURO LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte, Licença Ambiental Prévia, Instalação   e Licença Ambiental de Operação – LAPP
L
MRE reage a ofensas de ministro de Israel contra Lula

MRE reage a ofensas de ministro de Israel contra Lula

O Ministério das Relações Exteriores classificou as falas de Israel Katz como “inverdades” e cobrou a responsabilização por ataques a um hospital em Gaza.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.