QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

Homem morre após receber nebulização com hidroxicloroquina para tratar covid-19

O médico Paulo Gilberto Dorneles prescreveu no dia 20 de março o procedimento de nebulização com o medicamento que, de acordo com diversas pesquisas, não tem eficácia no combate ao coronavírus.

Publicado em 

A família do aposentado Lourenço Pereira, 69 anos, questiona na Justiça o uso de nebulização com hidroxicloroquina para o tratamento de covid-19. O homem era morador da cidade de Alecrim, no interior do Rio Grande do Sul, e foi internado no dia 19 de março, no Hospital de Caridade de Alecrim, vindo a falecer no dia 22.

Segundo o prontuário a que a família teve acesso, o médico Paulo Gilberto Dorneles prescreveu no dia 20 de março o procedimento de nebulização com o medicamento que, de acordo com diversas pesquisas, não tem eficácia no combate ao coronavírus.

Filha do aposentado, Eliziane Pereira, 32 anos, conta que a família não foi comunicada nem consultada sobre o tratamento. De acordo com ela, Lourenço foi internado sem a presença de nenhum familiar, já que a mãe de Eliziane estava na casa da filha, em Porto Alegre, para tratamento médico.

As informações entre os familiares e o paciente eram trocadas através do celular, e foi assim que Eliziane recebeu a notícia de que o pai estava se sentindo pior, justamente após a nebulização com cloroquina. “Não tivemos nenhuma informação do quadro do meu pai quando ele internou, o que o médico falou, ele mesmo nos repassou no dia 19.”

Embora o prontuário aponte que o tratamento tenha começado apenas no dia 20, Eliziane diz acreditar que a nebulização com cloroquina tenha iniciado já no dia 19. “Tem algumas informações escritas a mão e para nós que não somos da área não conseguimos entender, mas acredito que a medicação tenha iniciado já no dia 19 porque no decorrer do dia 20 meu pai me passou uma mensagem dizendo que estava se sentindo estranho porque no dia seguinte já não conseguia respirar sem ajuda do oxigênio.”

Lourenço era semianalfabeto – de acordo com a filha sabia apenas escrever o próprio nome e, mesmo assim, de forma incompleta. A família afirma que não foi consultada em nenhum momento sobre o tratamento que iria ser aplicado. “O fato de já no sábado o nosso pai não conseguir ficar sem oxigênio nos faz questionar essa conduta, que não nos foi repassada, questionada ou informada, por qual motivo ela foi usada, o que me leva a crer que ela tenha contribuído para a piora do meu pai.”

Os familiares de Lourenço comunicaram o fato ao Ministério Público (MP) de Santo Cristo e o caso ficou sob a responsabilidade do promotor Manoel Figueiredo Antunes. Ele já requisitou os prontuários médicos e documentos de Lourenço para requisitar a abertura do inquérito policial.

A reportagem procurou a direção do Hospital de Caridade de Alecrim, que alegou que não iria se manifestar à imprensa, mas apenas aos órgãos competentes.

Em busca de justiça

Eliziane afirma que se a família fosse consultada, não autorizaria o tratamento com o remédio reconhecidamente ineficaz no combate ao coronavírus. Agora, ela espera que o médico que prescreveu a medicação esclareça os motivos que o levaram a adotar o tratamento. “Queremos que o profissional prove que aquela medicação não piorou o caso clínico do meu pai e que ela não levou ele a óbito. Além do uso desse medicamento a falta de assistência dentro do hospital enquanto meu pai ficou internado, vivenciando o descaso e negligência”, afirma Eliziane ao citar que o pai não foi submetido a nenhum exame durante o período de internação. Ela diz temer algum tipo de retaliação, já que a mãe ainda vive na pequena cidade de Alecrim, e o médico que está sendo questionado tem mais de 20 anos de trabalho na comunidade.

De acordo com ela, nas redes sociais já foi possível sentir animosidades. “Não queremos aparecer, tanto que relutamos em conversar com a imprensa, mas sim buscar a verdade.”

Lourenço era um homem simples de uma cidade do interior, pai de sete filhos, entre eles Eliziane, que se formou em direito no início de março. A formatura, mesmo online, não pôde ter a presença dele, já que a filha estava com covid na época, e ele não pôde acompanhá-la em casa recebendo a graduação. Para Eliziane, uma marca ainda mais forte, já que o pai faleceu dois dias após seu aniversário.

Este não foi o primeiro caso no Rio Grande do Sul de pacientes que faleceram após receber nebulização de hidroxicloroquina. Entre os dias 22 e 23 de março, três pacientes internados no Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã, cidade na região Sul do Estado, faleceram após receberem o tratamento. Diferente do caso de Lourenço, eles foram informados sobre o procedimento, chegando a buscar na Justiça a autorização para receber a nebulização por hidroxicloroquina. A médica que ministrou o tratamento foi afastada do hospital.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carro é destruído por coquetel molotov na zona leste

Carro é destruído por coquetel molotov na zona leste

Criminosos atacaram um veículo no bairro Planalto durante a madrugada de quinta-feira, elevando a tensão em Porto Velho após série de atentados incendiários.
12
Equipe do sgt Machado prende traficante e fecha boca de fumo no Centro de Porto Velho

Equipe do sgt Machado prende traficante e fecha boca de fumo no Centro de Porto Velho

Ação policial ocorreu durante a manhã chuvosa desta quinta-feira e resultou na apreensão de drogas, dinheiro e materiais usados no tráfico.
14
Piloto inabilitado fica ferido em acidente em frente ao Porto Velho Shopping

Piloto inabilitado fica ferido em acidente em frente ao Porto Velho Shopping

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no cruzamento da avenida Rio Madeira com a rua Petúnia; veículos estavam com licenciamento atrasado.
14
Mulher é presa após furtar bolsa e xícaras em loja Havan

Mulher é presa após furtar bolsa e xícaras em loja Havan

Suspeita foi flagrada por câmeras de segurança após tentar furtar bolsa e itens de cozinha na loja Havan da avenida Jorge Teixeira
10
PF desarticula grupo que lavava dinheiro com criptomoedas

PF desarticula grupo que lavava dinheiro com criptomoedas

Operação “Narco Azimut” investiga movimentação de R$ 39 milhões em esquema que envolvia transporte de valores em espécie e ativos digitais.
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026 em Porto Velho: Folia para crianças no Curumim Folia

Carnaval 2026 em Porto Velho: Folia para crianças no Curumim Folia

Evento organizado pela prefeitura reúne famílias no Mercado Cultural com atrações infantis, mascote Botinho e tema “Béra Folia”, valorizando cultura regional e promovendo integração segura para pequenos foliões no dia 1º de fevereiro.
L
Açaí de Porto Velho é destaque na merenda escolar municipal

Açaí de Porto Velho é destaque na merenda escolar municipal

Mais de 43 mil alunos recebem o alimento duas vezes por semana, com inclusão que valoriza cultura local e agrega valor nutricional, seguindo orientações de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
L
Novo piso do magistério gera impasse entre professores e prefeitos

Novo piso do magistério gera impasse entre professores e prefeitos

A medida provisória que eleva o salário mínimo dos professores para 5.130,63 reais garante ganho real à categoria, mas é contestada por municípios devido ao impacto fiscal.
L
Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Os beneficiários recebem nesta quinta-feira a parcela de janeiro com valor médio de 697,77 reais, incluindo os adicionais destinados a mães e crianças.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 55 milhões de reais

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 55 milhões de reais

O concurso 2.963 acontece nesta quinta-feira em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até o início da noite em lotéricas ou canais digitais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano recebe liderança da Omeron na Presidência da Assembleia Legislativa

Alex Redano recebe liderança da Omeron na Presidência da Assembleia Legislativa

Encontro reforça diálogo institucional, respeito à liberdade religiosa e reconhecimento ao trabalho da Omeron em Rondônia
L
Dra. Taíssa participa da inauguração do Terminal Rodoviário de Itapuã do Oeste

Dra. Taíssa participa da inauguração do Terminal Rodoviário de Itapuã do Oeste

Entre os presentes, esteve a vereadora Kenia Carvalho (PL), responsável por apresentar a demanda que deu início ao processo de regularização e homologação do terminal.
L
Deputada Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias urgentes na BR-425

Deputada Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias urgentes na BR-425

Em resposta às cobranças, o superintendente do DNIT informou que o orçamento federal já foi aprovado, o que permitirá o início imediato das obras.
L
Alex Redano cobra substituição do telhado do Colégio Tiradentes em Ariquemes

Alex Redano cobra substituição do telhado do Colégio Tiradentes em Ariquemes

Deputado reitera pedido à Seduc e ao Governo de Rondônia após meses de espera por reformas na unidade escolar
L
Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

O presidente dos EUA cometeu gafe ao trocar os nomes das ilhas durante fala no Fórum Econômico Mundial, em Davos, repetindo o erro pelo menos quatro vezes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Homem estava foragido e deve cumprir pena de 14 anos de reclusão determinada pela Justiça maranhense.
12
Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Veículo em chamas gera bloqueio completo da rodovia e mobiliza equipes da concessionária para conter riscos no local.
14
Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Acidente ocorreu em trecho de terra próximo à comunidade de Igapó-Açu no trajeto entre Porto Velho e Manaus.
10
PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

Fiscalizações em Porto Velho e Ariquemes resultaram na prisão de três condutores e na apreensão de motocicletas e veículos de carga com sinais identificadores adulterados.
14
Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

A colisão ocorreu no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Abnatal Bentes de Lima, no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, na tarde desta quarta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Favoo divulga resultados excepcionais em redação no Enem 2025

Escola de Vilhena contraria queda nacional e registra 76% dos alunos acima de 800 pontos em redação no Enem 2025.
L
Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

O Conselho Municipal de Saúde define regras para escolha de entidades do mandato 2026-2029, garantindo transparência e participação social na gestão local.
L
Japão suspende maior usina nuclear do mundo após alarme

Japão suspende maior usina nuclear do mundo após alarme

A operadora Tepco paralisou o reator número 6 da central de Kashiwazaki-Kariwa poucas horas após a reativação devido a uma falha técnica no monitoramento das barras de controle.
L
Itamaraty monitora impasse jurídico no acordo Mercosul-UE

Itamaraty monitora impasse jurídico no acordo Mercosul-UE

O Ministério das Relações Exteriores acompanha a decisão do Parlamento Europeu de enviar o tratado ao Tribunal de Justiça, medida que pode paralisar a integração comercial.
L
FIERO sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Rondônia

FIERO sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Rondônia

Evento promovido pelo SENAI-RO em parceria com SEBRAE e FIERO reúne empresários e especialistas para debater transição ecológica e digital, com painéis temáticos e oficinas práticas marcadas para 11 de fevereiro na capital rondoniense.
L
Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos descartou o uso de força militar e a imposição de tarifas contra a União Europeia após reunião estratégica no Fórum de Davos.
L
Brasil aguarda anúncio dos indicados ao Oscar 2026

Brasil aguarda anúncio dos indicados ao Oscar 2026

A Academia de Hollywood revela nesta quinta-feira os filmes que disputarão a estatueta, com produções brasileiras e Wagner Moura entre os favoritos.
L
Conab: Preços da laranja caem nas Ceasas em dezembro

Conab: Preços da laranja caem nas Ceasas em dezembro

Levantamento da Conab mostra queda de 0,68% no preço da laranja nas principais Ceasas do país em dezembro, enquanto hortaliças como batata e cebola registram altas superiores a 20% devido a fatores climáticos e de oferta.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.