QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

APOSENTADO É MORTO EM DELEGACIA AO TENTAR REGISTRAR PERDA DE DOCUMENTO

Valdecir de Jesus levou um tiro no peito disparado por um ex-policial, que havia sido preso por quebrar porta de aeroporto com a cabeça

Publicado em 

O aposentado Valdecir de Jesus, de 62 anos, foi morto ao chegar à delegacia de Gomes Freire, no Rio de Janeiro com o objetivo de registrar a perda de sua carteira de identidade. Em vez de fazer o registro pela internet, achou melhor fazer pessoalmente a queixa. Ao chegar à delegacia, ele não percebeu que alguém gritou para que não entrasse. Abriu a porta e levou um tiro no peito. As informações são do jornal Extra.

 Foto: Agência O Globo

O aposentado havia acordado cedo na sexta-feira (21/12) preocupado em registrar a ocorrência, perdido há dois dias, para poder viajar para São Paulo. Morreu com uma carteira do Sindicato dos Empregados e Trabalhadores da Estiva nas mãos, com a qual pretendia comprovar quem era.

Além do antigo estivador, três pessoas foram baleadas, inclusive o homem que abriu fogo na direção de Valdecir. O ex-soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Jefferson Perceu Maciel Saraiva havia sido preso uma hora antes, depois de quebrar, com a cabeça, uma porta de vidro do Aeroporto Santos Dumont. Foi levado algemado à 5ª DP por uma equipe do programa Aterro Presente, e, para assinar o boletim da ocorrência, um PM teve de soltar suas mãos. Em seguida, Jefferson tomou sua pistola.

Jefferson atirou duas vezes contra o chefe de segurança da Infraero Marcos Freire, que o conteve no aeroporto até a chegada da equipe do Aterro Presente. Errou o alvo, e acabou atingindo, primeiramente, Francisco Luiz Xavier, que, assim como Valdecir, tinha ido à delegacia fazer um registro. O estivador aposentado foi baleado logo depois.

Mesmo ferido, Francisco correu para fora da 5ª DP, e caiu no asfalto da Rua Gomes Freire. Jefferson ainda tentou matar o delegado que registrava sua prisão, mas errou de novo e baleou o policial civil Nadmar Junger antes de cruzar a porta. Em seguida, roubou uma motocicleta para fugir, mas levou um tiro na cabeça, provavelmente disparado por um PM que chegava com colegas ao local. Foi hospitalizado em estado grave.

Uma testemunha da ação contou que Jefferson estava “perturbado, agressivo” no momento em que um policial tirou suas algemas. “Ele pediu para ler o registro da prisão. Nesse momento, um dos PMs do Aterro Presente consentiu e tirou as algemas. O rapaz, então, começou a ler o documento em voz alta, e bem devagar. Estava estranho. De repente, arrancou a arma do PM e atirou duas vezes em direção ao funcionário da Infraero que o conteve durante o surto no aeroporto. O segurança nasceu de novo. O bandido estava a menos de quatro metros, e errou o alvo”, contou a testemunha, que pediu para não ser identificada.

Histórico de problemas

Não foi a primeira vez que Jefferson surtou dentro de uma delegacia. Começou a dar sinais de desequilíbrio quando trabalhava como PM na cidade potiguar de São Miguel do Gostoso. Não se conformava de ter sido abandonado: em 18 de fevereiro de 2014, foi acusado de tentar matar, a tiros, a namorada de sua ex-mulher.

Depois, foi denunciado por invasão a uma residência. Ele se apresentou a uma delegacia para prestar depoimento e, segundo seu advogado, Luiz Henrique de Araújo Diniz, teve uma nova crise:

“Uma delegada o mandou entregar uma arma, e, quando se virou para ligar um computador, ele saltou um balcão e fugiu. Roubou dois veículos e foi parar na casa de um parente em Recife. Não sei como conseguiu chegar até lá. Foi diagnosticado como esquizofrênico paranoide pelo departamento médico da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Acabou condenado a dez anos por tentativa de homicídio, e passou três anos internado numa instituição psiquiátrica”, contou o advogado.

Enquanto Jefferson abria fogo na 5ª DP, a mãe dele, a professora Aparecida Maciel, participava de uma missa em celebração ao lançamento de seu livro “A vitória pela fé”, no qual narra as dificuldades que enfrentou para cuidar do filho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Ação do 5º Batalhão na manhã desta quarta-feira (25) desarticula ponto de venda de entorpecentes no bairro Socialista; policiais localizaram porções de drogas prontas para comercialização e uma pequena plantação de maconha no local.
14
Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Sentença da 1ª Vara Criminal, após denúncia do MPRO, reconhece atuação de facção em Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra entre 2019 e 2023.
16
Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na Rua Marechal mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; vítimas foram socorridas em estado delicado após forte impacto lateral entre os veículos.
12
Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar localizou o foragido no Setor 7 poucas horas após o crime; suspeito recebeu ajuda de terceiros e trocou de roupa para tentar despistar as guarnições.
10
Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Igor Diego Fossatti, de 37 anos, estava internado em estado crítico desde a semana passada; perícia investiga se o veículo de carga envolvido no acidente estava estacionado de forma irregular em frente à rodoviária.
18
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Proposta aprovada por unanimidade insere o ódio contra mulheres na Lei do Racismo; texto define o crime como conduta que exterioriza aversão ao gênero feminino e segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Portaria assinada pelos ministérios da Educação e das Mulheres prevê inclusão de conteúdos sobre prevenção à violência contra a mulher nos currículos escolares; medida visa formar novas gerações baseadas no respeito e na equidade de gênero.
L
Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Conexão se tornou essencial para trabalho, estudos e serviços, e falhas revelam a dependência da internet na rotina moderna.
L
CNH Social: RO entrega novas permissões

CNH Social: RO entrega novas permissões

Beneficiárias de Ariquemes e Ji-Paraná recebem habilitação gratuita e ampliam oportunidades de trabalho e mobilidade no estado.
L
IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024 revela que agressões estão mais persistentes e intensas; aparência física e raça são os principais alvos, atingindo 43,3% das estudantes do sexo feminino.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Evento da UCAVER reúne principais lideranças políticas em Porto Velho e consolida nova fase de integração, capacitação e fortalecimento das câmaras municipais no estado.
L
STF inicia votação sobre suspensão de "penduricalhos" nos Três Poderes

STF inicia votação sobre suspensão de “penduricalhos” nos Três Poderes

Corte analisa decisões dos ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes que interromperam pagamentos acima do teto constitucional de R$ 46,3 mil; estimativa indica que gastos com benefícios somam R$ 17 bilhões no Judiciário e Ministério Público.
L
Pacto Legislativo de Rondônia promove qualificação para centenas de vereadores

Pacto Legislativo de Rondônia promove qualificação para centenas de vereadores

Evento promovido pela Ucaver reúne vereadores e servidores para qualificação.
L
Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Ações de orientação e mobilização marcam a importância do 25 de março.
L
Edevaldo Neves cobra limpeza urgente na RO-387

Edevaldo Neves cobra limpeza urgente na RO-387

Deputado solicita ao DER roçagem imediata para melhorar visibilidade e evitar acidentes no trecho de Espigão do Oeste.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morador de Cabixi é preso em Vilhena após ameaçar ex-mulher de morte

Morador de Cabixi é preso em Vilhena após ameaçar ex-mulher de morte

Homem de 26 anos afirmou que iria “acertar as contas” com a ex-companheira e o atual namorado dela no bairro Alto Alegre; acusado foi detido pela Polícia Militar e conduzido à UNISP após denúncia das vítimas.
16
Ladrões de fiação elétrica são presos após atacarem posto de saúde em RO

Ladrões de fiação elétrica são presos após atacarem posto de saúde em RO

Dupla danificou padrão de energia e caixa de distribuição no centro da cidade; após serem detidos na Praça Ângelo Spadari, criminosos desacataram policiais e causaram desordem na carceragem da Unisp.
14
Motorista embriagado colide contra árvore e acaba preso em RO

Motorista embriagado colide contra árvore e acaba preso em RO

Condutor de 39 anos perdeu o controle do veículo no bairro Jardim Eldorado e destruiu patrimônio público; após recusar o teste do bafômetro e resistir à abordagem, o homem foi contido e algemado pela Polícia Militar.
12
Homem é preso após investir acerto trabalhista no tráfico em RO

Homem é preso após investir acerto trabalhista no tráfico em RO

Operação da Polícia Militar com apoio do Núcleo de Inteligência e PATAMO desarticula esquema de venda de drogas nos bairros Moisés de Freitas e Embratel; apreensão inclui cocaína, skunk, êxtase e munições.
10
Homem é derrubado de motocicleta e espancado por criminosos em RO

Homem é derrubado de motocicleta e espancado por criminosos em RO

Vítima de 43 anos foi rendida por trio armado no bairro Orleans durante a madrugada de domingo; irmã do assaltado afirma que ele conhece os agressores e teme que veículo seja usado em novos crimes.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento de Dispensa de Licença: E S COMÉRCIO LTDA

Dispensa de Licença Ambiental
L

Recebimento da Licença Ambiental: CENTRO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE PORTO VELHO LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00029.003/2026-SUL
L
Relatora da ONU afirma que tortura em Israel é sistemática e tem apoio estatal

Relatora da ONU afirma que tortura em Israel é sistemática e tem apoio estatal

Francesca Albanese apresenta relatório de 23 páginas denunciando “doutrina de Estado” contra palestinos; governo de Benjamin Netanyahu rebate as acusações, classificando o documento como antissemita e politicamente carregado.
L
Assinatura dos sonhos? Netflix e Xbox estudam plano conjunto

Assinatura dos sonhos? Netflix e Xbox estudam plano conjunto

Possível assinatura conjunta pode unir streaming e jogos em um único plano mensal, ampliando estratégias de mercado da Microsoft e da Netflix.
L
Irã classifica proposta de paz dos EUA como não positiva

Irã classifica proposta de paz dos EUA como não positiva

Teerã afirma que condições de Washington são excessivas e mantém análise sobre fim do conflito; países do Golfo denunciam ameaça existencial na ONU devido aos ataques iranianos contra infraestrutura regional.
L

Recebimento de Dispensa de Licença: U B CAMPOS

Dispensa de Licença Ambiental.
L
Petrobras e Finep destinam R$ 30 milhões para inovação em biorrefino

Petrobras e Finep destinam R$ 30 milhões para inovação em biorrefino

Chamada pública busca parcerias com startups e instituições de ciência para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis; iniciativa foca em tecnologias de baixo carbono e no fortalecimento da transição energética no Brasil.
L
Furto de fios elétricos em escola suspende aulas e prejudica alunos

Furto de fios elétricos em escola suspende aulas e prejudica alunos

Semed alerta para os danos na Escola Cosme e Damião após o furto que comprometeu seis salas
L
Projeto Mãos que Protegem reforça educação ambiental em escolas

Projeto Mãos que Protegem reforça educação ambiental em escolas

Sema promove conscientização sobre recursos hídricos com atividades lúdicas para centenas de estudantes da capital
L