Rondônia entra em faixa de chuva intensa nas próximas 48 horas, com área de Nível 1 no oeste

Mapa do CPTEC/Inpe indica possibilidade de tempestades em praticamente todo o estado entre 17 e 18 de setembro; faixa de maior severidade aparece no oeste e noroeste, enquanto Porto Velho permanece dentro da área de tempestades.

Publicado em

Rondônia entra em faixa de chuva intensa nas próximas 48 horas, com área de Nível 1 no oeste

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

Rondônia deve permanecer sob condições favoráveis à ocorrência de chuva intensa nas próximas 48 horas, conforme o mapa de probabilidade do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos. A previsão representada na imagem é válida de 17 de setembro, às 12h UTC, até 18 de setembro, às 12h UTC, o que corresponde aproximadamente a 8h do dia 17 até 8h do dia 18 no horário de Rondônia.

A maior parte de Rondônia aparece em verde, classificação correspondente a “Tempestades” no mapa. Isso significa que as diferentes regiões do estado estão sujeitas à formação de chuva associada à convecção atmosférica. O órgão caracteriza tempestades como episódios de chuva provocados por intensa atividade convectiva, normalmente acompanhados de trovoadas, descargas elétricas e ventos fortes.

Oeste e noroeste concentram a maior atenção

A principal área de maior severidade aparece em amarelo (Nível 1), concentrada principalmente no oeste e noroeste de Rondônia, avançando também sobre áreas próximas às divisas com Acre, Amazonas e Bolívia.

Entre os municípios que podem ser influenciados pela faixa de instabilidade estão Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e localidades do oeste do estado, embora o mapa não apresente resolução suficiente para delimitar com precisão quais municípios estarão integralmente ou parcialmente dentro de cada nível.

Porto Velho: capital dentro da área de tempestades

Na capital, Porto Velho aparece dentro da área verde de tempestades, indicando possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva e episódios de chuva mais intensa, associados à atividade convectiva.

As chuvas podem ocorrer de maneira irregular e localizada, com períodos de forte precipitação em pouco tempo. O produto de chuva intensa do CPTEC considera como referência acumulado igual ou superior a 30 mm em uma hora, e a área de influência considerada na previsão pode alcançar até 40 quilômetros ao redor de um ponto.

Raios e ventos

Por se tratar de chuva associada à convecção, trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento podem acompanhar os temporais. A ocorrência pode variar de uma região para outra ao longo das 48 horas.

Origem das chuvas

A característica indicada pelo produto é de chuva convectiva, ou seja, associada ao desenvolvimento de nuvens de forte crescimento vertical. O CPTEC explica que tempestades são normalmente acompanhadas por chuva forte, ventos, trovoadas e descargas elétricas.

Rondônia aparece praticamente toda inserida na faixa de tempestades, com maior atenção para o oeste e noroeste, onde surge uma área de Nível 1. Porto Velho está dentro da faixa de tempestades, com possibilidade de pancadas fortes, trovoadas, raios e rajadas de vento.

 

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS