Prefeitura realiza mutirão do CadÚnico na APAE de Porto Velho

Ação coordenada pela Semias facilita o acesso a programas sociais e emissão de documentos para famílias atendidas pela instituição na capital

Fonte: Adaides Batista |SMC|PMPV - 010

Publicado em

Prefeitura realiza mutirão do CadÚnico na APAE de Porto Velho
Foto: Semias

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • A Prefeitura de Porto Velho realizou mutirão do CadÚnico na APAE nos dias 8 e 9 de abril, coordenado pela Semias.
  • Foram feitos novos cadastros, atualizações, e emitidas Carteira do Idoso e Carteira Municipal da Pessoa com Deficiência.
  • A Carteira Municipal da Pessoa com Deficiência pode ser solicitada por pré-cadastro online, com emissão digital ou retirada no CRAS.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

Nos dias 8 e 9 de abril, a Prefeitura de Porto Velho promoveu um mutirão de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) com o objetivo de descentralizar os serviços públicos.

O prefeito Léo Moraes ressaltou que levar o atendimento diretamente à instituição garante dignidade e facilita o acesso para quem possui dificuldades de locomoção. A ação, que atendeu a um pedido do vereador Pastor Bruno Luciano, foca na garantia de direitos sociais fundamentais.

Atualização cadastral e emissão de carteiras especiais

Durante os dois dias de atividades, as equipes realizaram novos registros e atualizações de dados já existentes no sistema federal. Além disso, foram emitidas a Carteira do Idoso e a Carteira Municipal da Pessoa com Deficiência, documentos essenciais para a garantia de gratuidades e prioridades.

O gerente do CadÚnico, Clóvis Henrique da Silva, explicou que a presença do poder público na APAE reduz as barreiras enfrentadas pelas famílias em situação de vulnerabilidade. O Cadastro Único é a principal porta de entrada para benefícios como o Bolsa Família e o programa Pé-de-Meia.

Foco na acessibilidade e serviços digitais

A Semias também aproveitou a oportunidade para reforçar que a Carteira Municipal da Pessoa com Deficiência pode ser solicitada via pré-cadastro online. Após a validação técnica das informações, o documento fica disponível em formato digital ou pode ser retirado em uma unidade do CRAS.

A secretária da pasta, Lucília Muniz de Queiroz, reafirmou o compromisso da gestão com o atendimento humanizado e acessível. A estratégia de mutirões itinerantes deve continuar percorrendo diferentes pontos de Porto Velho para fortalecer a rede de proteção social do município.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS