Com o início do período carnavalesco, a Prefeitura de Porto Velho intensificou as ações de fiscalização de trânsito para garantir mais segurança à população. As medidas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e ocorrem em razão do aumento do fluxo de veículos e pedestres durante as festividades.
Entre as principais ações está o reforço na fiscalização de motoristas que utilizam o telefone celular enquanto dirigem. A prática, além de configurar infração de trânsito, é apontada como uma das principais causas de acidentes graves, colocando em risco a vida do condutor e de outras pessoas.
De acordo com a gerente de fiscalização de trânsito da Semtran, Elaine Nunes, o avanço dos dispositivos eletrônicos contribuiu para o crescimento dos sinistros no trânsito, especialmente pelo uso indevido do celular ao volante. Por esse motivo, as abordagens são intensificadas durante o período momesco.
Elaine explicou que a infração não ocorre apenas quando o motorista está falando ao celular, mas a partir do momento em que ele manuseia o aparelho sem que o veículo esteja devidamente estacionado.
“Nós temos três infrações relacionadas ao celular: utilizar, segurar ou manusear o telefone. As duas primeiras são infrações gravíssimas e a terceira é grave. A Semtran tem intensificado a fiscalização para reduzir os acidentes de trânsito e, principalmente, salvar vidas”, destacou.
Segundo a Semtran, para o Carnaval 2026 está sendo mobilizado um aparato inédito de fiscalização, com foco na fluidez do trânsito e na segurança viária. A orientação é clara: não utilizar o celular ao dirigir é uma atitude simples que pode salvar vidas.







































