A Petrobras e sua subsidiária Transpetro anunciaram um investimento de 2,9 bilhões de reais para a aquisição de cinco navios gaseiros, 18 barcaças e 18 empurradores. A medida elevará a frota de gaseiros da companhia de seis para 14 unidades.
Com a ampliação, a empresa triplicará a capacidade atual de transporte de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e derivados. O objetivo central é diminuir a necessidade de afretamento de embarcações externas, garantindo maior autonomia e flexibilidade nas operações.
Os novos navios gaseiros foram projetados com foco em sustentabilidade, prometendo uma redução de 30 por cento na emissão de gases de efeito estufa. As embarcações também serão mais econômicas, com consumo de energia até 20 por cento inferior aos modelos atuais.
A aquisição das barcaças e empurradores marca o início da atuação própria da Transpetro na navegação interior em rios e baías. A frota atenderá polos estratégicos de abastecimento em estados como Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Os contratos de construção fazem parte do Programa Mar Aberto e serão assinados nesta terça-feira, 20, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. As obras serão distribuídas entre estaleiros situados nos estados do Amazonas, Santa Catarina e território gaúcho.










































