Chuvas persistentes, caracterizadas por longos períodos de alta intensidade, são esperadas nas próximas 24 a 48 horas, em Rondônia. “A previsão indica que essas precipitações ocorrerão entre os dias 21 e 22, com potencial de se estenderem até quinta-feira, o que eleva o grau de risco para 48 horas”, explica o comunicado.

Elas podem se manifestar como tempestades severas e organizadas, algumas com impactos significativos. Esses eventos meteorológicos geralmente vêm acompanhados de transtornos, e o risco de problemas é iminente, especialmente devido à sua intensidade prolongada.
A região enfrenta chuvas intensas, caracterizadas por longa duração e alto volume. Elas estão associadas ao “verão amazônico”, período em que esta parte do país registra os maiores índices de precipitação. Isso se deve às condições atmosféricas e à alta umidade da Floresta Amazônica, que contribui para a formação dos chamados “rios voadores” ou “rios atmosféricos”.
De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a análise das imagens revela chuvas frequentes e com alto grau de severidade. Essas chuvas são classificadas dentro de um cenário convectivo – um sistema meteorológico que forma grandes aglomerados de nuvens – e estão previstas para atingir partes do norte, noroeste e uma pequena área do oeste do país.
A previsão do tempo, divulgada pelo News Rondônia, alerta as autoridades para que redobrem a atenção em áreas de risco de alagamento. O boletim também destaca ruas na capital onde trechos comprometidos pela água – como buracos, bueiros abertos ou áreas alagadas que parecem transitáveis – podem confundir motoristas desavisados e aqueles que não conhecem a região.
Chuvas para hoje
Chuvas intensas (nível 2) persistem em algumas áreas do estado e na região sul. Próximo a Vilhena, contudo, a previsão é de chuvas de menor intensidade (nível 1). As precipitações mais fortes (nível 2) devem continuar entre esta terça-feira (20) e quarta (22). Elas tiveram início nas primeiras horas do dia e a expectativa é que se estendam até o entardecer.
Todo o estado é afetado por essas chuvas, que vêm acompanhadas de descargas elétricas. Neste início de tarde, chove muito nos municípios localizados no Vale do Jamari, com registro de raios e trovões. Na região de Porto Velho, incluindo a Ponta do Abunã, o tempo também segue bastante fechado. Entre os dias 20 e 26, a previsão indica acumulados diários de chuva de 50 milímetros ou mais.






































