Mais de duas mil crianças neurodivergentes foram acolhidas durante os 50 dias do Natal Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada, realizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur). O espaço de inclusão foi um dos grandes destaques do evento, que ocorreu entre os dias 21 de novembro e 11 de janeiro, no Parque da Cidade.
Planejado e executado por uma equipe técnica integrada da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), o espaço foi criado para oferecer um ambiente seguro, tranquilo e acolhedor, permitindo que crianças neurodivergentes participassem das atividades do evento com mais conforto e bem-estar.
Ao longo do período, o Parque da Cidade recebeu cerca de 900 mil visitantes. Dentro desse público, aproximadamente duas mil crianças utilizaram o espaço de acolhimento, especialmente aquelas que necessitavam de um local com menor estímulo sensorial, em razão da iluminação intensa, da sonorização e da grande circulação de pessoas.
De acordo com a secretária adjunta de Inclusão e Assistência Social, Tércia Marília, psicóloga e mestre em distúrbios do desenvolvimento, fatores como luzes, sons e aglomerações podem provocar alterações comportamentais em algumas crianças.
“É o primeiro espaço de acolhimento e regulação sensorial, não apenas para crianças, mas também para adultos. Trata-se de uma estrutura que oferece tranquilidade, um ambiente de calma, para que a pessoa neurodivergente possa se reorganizar e, em seguida, desfrutar do parque. Estamos muito honrados em poder oferecer esse serviço”, destacou.
Política pública que se torna referência
Para o prefeito Léo Moraes, a iniciativa é uma prioridade do Executivo Municipal e não ficará restrita apenas ao Parque da Cidade. Segundo ele, o projeto já se consolidou como uma referência em inclusão social e vem despertando o interesse de outros municípios.

“Pretendemos levar essa política pública para outros espaços de Porto Velho, até porque essa iniciativa já vem se consolidando como um marco na inclusão social. Prefeitos de outras cidades já estão buscando informações para utilizar esse espaço como modelo”, afirmou.
A Prefeitura reforça que o espaço de acolhimento seguirá funcionando de forma permanente no Parque da Cidade, mesmo após o encerramento do Natal Porto Velho Luz, ampliando o acesso à inclusão e ao cuidado com pessoas neurodivergentes em eventos e ambientes públicos.











































