Circula nas redes sociais uma imagem supostamente mostrando que um canal de TV do Chile confundiu o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o apresentador brasileiro Ratinho. A informação é falsa: trata-se de uma montagem satírica.
O post enganoso, publicado no X no sábado (3), data do ataque estadunidense em Caracas que resultou na captura de Maduro, mostra quatro fotos em um telão com a legenda “Aliados da Rússia”: Ursinho Pooh (como Xi Jinping), Aleksandr Lukashenko, Ratinho (supostamente Maduro) e Ebrahim Raisi. A peça viralizou, mas omite que as imagens foram manipuladas para criar humor.
A investigação do Fato ou Fake revelou que o vídeo original do canal chileno MegaNoticias foi publicado em 24 de fevereiro de 2022, mostrando corretamente os líderes mundiais, sem qualquer referência ao apresentador brasileiro. A substituição das imagens foi feita posteriormente para gerar sátira e não tem relação com a cobertura jornalística real sobre a Venezuela.
Especialistas em desinformação alertam que conteúdos antigos e fora de contexto podem ganhar força rapidamente em plataformas digitais, especialmente após eventos de grande repercussão, como o sequestro de Maduro pelos Estados Unidos.










































