Com base em imagens capturadas em tempo real pelo satélite GOES-19, observou-se um padrão de chuvas em Rondônia entre a noite de sábado (03) e o início da madrugada para o domingo. As precipitações mais intensas concentram-se em uma área que se expande a partir do norte de Porto Velho, abrangendo inclusive a capital e a região da Ponta do Abunã.

De acordo com dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas ocorrem com maior intensidade nesta região. Em Porto Velho, há um alerta de descargas elétricas que se iniciou por volta da meia-noite e se estende pela madrugada.

A região entre a Ponta do Abunã e o município de Nova Mamoré também apresenta risco de chuvas intensas. As imagens do GOES-19 indicam que o sudoeste do estado é a área com as maiores e mais intensas descargas elétricas.
Os municípios de São Francisco do Guaporé, Alto Alegre dos Parecis, Seringueiras e São Miguel do Guaporé estão sujeitos a chuvas fortes, acompanhadas de muitos raios e trovoadas.











































