Imagens do satélite GOES-19, divulgadas pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicam a chegada de um significativo fluxo de umidade, conhecido como “rio voador”, sobre o estado. As imagens mostram uma extensa e densa formação de nuvens que se expande pelas regiões Norte, Noroeste, Nordeste e parte central de Rondônia.

Trata-se de nuvens de chuva de níveis 1 e 2, que se encontram com uma massa de ar vinda do sul do Amazonas aumentando o nível de poder dessas nuvens que formam os rios de precipitações. Espera-se um aumento das chuvas no início e no final deste domingo (28), tornando a noite particularmente chuvosa. A previsão é de que chova entre 40 e 45 milímetros nesse período. Adicionalmente, os órgãos de meteorologia alertam para a presença de descargas elétricas associadas a essas formações de nuvens.

A chuva forte ganha intensidade no Noroeste, espalhando-se por toda a Ponta do Abunã, região que engloba os municípios de Nova Mamoré, Buritis, Monte Negro, Alto Paraíso e Ariquemes. Essa vasta área, que se estende por Machadinho D’Oeste, Theobroma, Rio Crespo, Vale do Anari e parte de Guajará-Mirim, enfrenta precipitações consideráveis. O alerta de chuvas também abrange o Sul do estado, nas áreas de Vilhena, Pimenta Bueno e Chupinguaia.











































