As obras de recuperação da ponte sobre o Rio Machado, localizada na BR-364, em Ji-Paraná, foram concluídas antes do prazo previsto. A Nova 364 Concessionária de Rodovia antecipou o cronograma e finalizou o reparo na junta de dilatação, garantindo mais conforto e segurança aos usuários que trafegam pelo trecho.
Com a conclusão dos serviços, a circulação de veículos já está totalmente liberada. Inicialmente, havia a previsão de manutenção do sistema Pare e Siga 24 horas até o final do ano, mas a antecipação das obras permitiu a normalização do tráfego. Nesta quinta-feira (18), equipes realizaram reparos pontuais na cabeceira da ponte, com intervenções localizadas no pavimento.

As intervenções foram planejadas após vistoria técnica da equipe de Engenharia da Nova 364, que identificou o desgaste natural da junta de dilatação, componente essencial para permitir a movimentação da estrutura diante das variações de temperatura e do fluxo de veículos. O tempo de uso aliado à ausência de manutenção preventiva anterior ocasionou o deslocamento parcial do berço de concreto e o desprendimento da borracha de vedação.
O trabalho executado incluiu a substituição das juntas de dilatação e dos neoprenes da base, materiais mais resistentes e duráveis, assegurando estabilidade estrutural, maior durabilidade e melhor desempenho da ponte, com planejamento voltado à redução dos impactos no tráfego local.
A Nova 364 reforça que mantém um programa contínuo de inspeções e manutenções preventivas em todas as pontes e viadutos sob sua administração. A vistoria realizada na ponte sobre o Rio Machado integra esse processo permanente de monitoramento, que tem como objetivo garantir a segurança dos usuários e a conservação da rodovia de forma preventiva e transparente.
Atualmente, a Nova 364 administra 686,7 quilômetros da BR-364, entre Porto Velho e Vilhena. Considerada uma das principais vias para o escoamento da produção agrícola, a rodovia receberá investimentos superiores a R$ 12 bilhões, contemplando obras de ampliação e melhorias, como duplicações, faixas adicionais, dispositivos de acesso, vias marginais e o projeto Expresso Porto.




































