Livro: Quando as coisas não saem como você espera
Autor: Haemin Sunim
Páginas: 303
Editora: Sextante
Sinopse:
“Uma jornada de delicada sabedoria para superarmos os obstáculos
Ninguém está livre dos contratempos e das rasteiras da vida, pois as perdas, a tristeza e a solidão fazem parte da experiência de todos nós.
Neste livro, o monge zen-budista Haemin Sunin mostra que esses momentos difíceis podem ser boas oportunidades para nós conhecemos melhor e o ponto de partida para um entendimento maior da vida e conquistas mais significativas.
Recorrendo à sabedoria espiritual antiga e às próprias vivências, Sunim nos ensina a nos reerguer e a encarar os grandes desafios da vida com mais tranquilidade, oferecendo conforto e coragem nos momentos em que mais precisamos.”

Que livro bom!
“Quando as coisas não saem como você espera” é uma obra de ensinamentos budistas que oferece reflexões profundas e orientações acolhedoras para lidar com aqueles dias em que não estamos bem, com o sentimento de rejeição, com os momentos de esgotamento e desânimo, com a solidão e com as incertezas da vida.
Logo no início da leitura, me deparei com trechos que pareciam ter saído diretamente da minha sessão de terapia. Percebi, então, que esse monge realmente entende do que fala… Muito do que li já havia sido tema nas minhas conversas com a psicóloga. Foi como sentir um misto de reconhecimento e pertencimento.
Entre histórias pessoais, frases marcantes e conselhos práticos, o autor mostra que momentos difíceis fazem parte da vida, que todos enfrentamos desafios emocionais, e que, mesmo assim, é possível cultivar esperança e encontrar paz interior.
Ao longo da leitura, fica claro que precisamos manter a esperança, focar na nossa serenidade mesmo em tempos turbulentos e lembrar sempre: a felicidade vem de dentro, e ser gentil consigo mesmo é um bom começo.
Haemin Sunim tem uma escrita simples, com frases que soam como pensamentos íntimos compartilhados com o leitor. Eu adorei a leitura, mas, ao final, percebi que esse é o tipo de livro que merece estar na cabeceira: para ser lido aos poucos, em trechos aleatórios, especialmente naqueles dias em que precisamos de uma palavra amiga.
A edição é linda e repleta de ilustrações delicadas. E já que estamos no fim do ano, fica a dica: é um ótimo presente de amigo secreto ou para quem você ama.
Recomendo para quem aprecia leituras motivacionais com base no budismo e busca mais calma e equilíbrio para enfrentar os desafios do dia a dia.
Separei alguns trechos que mais me marcaram para compartilhar com vocês:
“Processar as emoções significa compreender seus sentimentos reconhecendo a presença deles e entendendo as suas causas. Como resultado, você encontra maneiras de encará-las e não se deixar controlar inconscientemente por elas.”
“Não busque a validação dos outros. Em vez disso, embarque numa jornada de autodescoberta e encontre validação em si mesmo. Reflita sobre suas conquistas e seus pontos fortes, aprecie sua bondade e sua criatividade, e entenda seus verdadeiros valores e necessidades.
Desenvolva um senso de valor próprio independente das opiniões dos outros.”“Não ajuda muito dizer a um amigo em dificuldades: “Supere logo isso e siga em frente!”
Claro que ele quer superar, mas não consegue – e é por isso que está sofrendo.
Em vez disso, dia: “Não consigo imaginar como é passar por isso. Estou aqui para o que você precisar.”“Quando são empático comigo e escutam de verdade o que tenho a dizer, sinto uma conexão profunda. Porém, se continuam a repetir a opinião deles sem tentar entender meu ponto de vista, mesmo depois de muitas horas de conversa, fico emocionante esgotado e me sinto sozinho.”
“Quando entendemos nossos pais não mais como nossos pais, mas como pessoas capazes de errar, só então nos tornamos adultos.”
“Não deixe que opiniões negativas dos outros determinem o seu futuro. Defenda suas ideias e dê um chega pra lá neles.
Você está no controle da sua própria vida e tem o poder de tirá-los del.
Depois de deixar claro a sua posição, continue seguindo em frente pela estrada que você escolheu.”





































