O rondoniense Anderson Guedes e o amigo Bruno Borsari viveram um grande susto durante uma pescaria no rio Paxiúba, no Amazonas. A dupla foi surpreendida por um jacaré que avançou em direção a eles, forçando um plano improvisado de resgate que quase terminou em acidente.
O incidente ocorreu quando os dois pescadores estavam em uma área isolada de mata. Bruno havia subido em uma pedra para pescar, enquanto Anderson estava na água procurando outro local. Foi neste momento que o jacaré surgiu.
Plano de resgate
Ao perceber o animal se aproximando e encurralando Bruno na pedra, Anderson Guedes agiu para protegê-lo. Ele começou a bater na água para atrair a atenção do réptil. “Eu sabia que com o barulho ele viria na minha direção. Preferia muito mais que viesse para cima de mim do que atacasse ele”, relatou Anderson.
A estratégia funcionou, e o jacaré mudou a rota, indo em direção a Anderson. Ao tentar sair da água, o pescador teve o chinelo preso na areia. O animal avançou rapidamente e mordeu o calçado, quase o atingindo. “Ele ficou me encarando, eu encarei de volta. Depois se afastou, mas continuou por perto, observando a gente”, contou Anderson. Apesar do grande susto, ninguém se feriu.
O biólogo Flávio Terassini alertou que encontros com jacarés exigem muito cuidado, pois o animal pode atacar para se defender, seja com mordida ou com “rabada”. O especialista reforça a recomendação de manter distância, não se aproximar do animal e deixá-lo seguir seu caminho.












































