O Teatro Banzeiros, em Porto Velho, recebeu na última sexta-feira (28) o evento Brasil Mais Íntegro, iniciativa do Sebrae em Rondônia em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e apoio da Prefeitura de Porto Velho. O encontro teve como objetivo difundir práticas de integridade, transparência e governança entre micro e pequenas empresas, fortalecendo o ambiente de negócios no estado.
Durante a programação, empreendedores tiveram acesso a experiências, orientações e ferramentas práticas para implementar a ética e a transparência no cotidiano de seus negócios. O presidente do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti, destacou a importância da parceria com a CGU. “O Pacto pela Integridade vem reforçar e fortalecer nossas ações, consolidando a confiança no trabalho que entregamos aos pequenos negócios”, afirmou.
O diretor superintendente do Sebrae, José Alberto Anísio, reforçou que o evento simboliza um compromisso com um Brasil mais íntegro e evidencia a responsabilidade da instituição com a transparência e a ética. Já o diretor administrativo e financeiro, Edson Lemos, ressaltou que a integridade é um dever institucional que impacta diretamente o dia a dia do micro e pequeno empresário.
O pacto é um compromisso público voluntário aberto a empresas e entidades privadas de todos os portes. As organizações participantes têm acesso a uma ferramenta de autoavaliação inspirada no programa Empresa Pró Ética, podem utilizar o selo oficial e integrar a lista nacional de entidades comprometidas com a integridade, divulgada pela CGU. A adesão é realizada pelo SAMPI – Sistema de Avaliação e Monitoramento de Programas de Integridade, com preenchimento do Termo de Adesão pela liderança executiva ou representante legal.
Segundo o Sebrae, o evento se consolidou como espaço de troca, aprendizado e inspiração, aproximando empreendedores que acreditam que agir com ética é caminho seguro para crescer com credibilidade e fortalecer o desenvolvimento econômico do país.











































