Mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico após jantar no Restaurante Universitário (RU) da instituição. Os estudantes apresentaram sintomas de intoxicação alimentar grave, como diarreia, vômito e desidratação, na noite da última quinta-feira, 27 de novembro de 2025.
O Centro Acadêmico de Medicina da UNIR foi um dos primeiros a alertar sobre a situação e a organizar o suporte. Devido à gravidade e ao número de casos, neste sábado há uma grande mobilização para atender as vítimas. Os estudantes estão sendo orientados a procurar a Unidade de Saúde do bairro Mato Grosso a partir das 10 horas.
Vigilância Sanitária lacra o RU
Na tarde de sexta-feira, 28 de novembro, a Vigilância Sanitária de Porto Velho fez uma vistoria no Restaurante Universitário. A ação ocorreu após denúncias formais feitas pela Associação de Docentes da Unir (ADUNIR) e por professores da instituição.

Segundo informações da ADUNIR, a Vigilância Sanitária constatou a veracidade dos fatos após analisar laudos médicos apresentados pelos acadêmicos. Com a documentação subsidia pelos docentes, a Vigilância Municipal decidiu lacrar o RU, interditando temporariamente o local.
A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR reconheceu ter recebido relatos de suspeita de intoxicação alimentar entre estudantes e servidores. A PROCEA divulgou um comunicado pedindo que as vítimas buscassem atendimento médico e fizessem contato para subsidiar ações de apoio.
Mobilização e histórico de problemas
O Centro Acadêmico de Medicina de Porto Velho e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) foram essenciais no levantamento dos registros. O Centro Acadêmico divulgou amplamente o mutirão de atendimento. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) e do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (LACEN).
O mutirão está sendo realizado na Policlínica Rafael Vaz e Silva. O objetivo é realizar avaliação, orientação e notificação dos casos. Um acadêmico, que preferiu não se identificar, mencionou que a instituição já teve outro problema recente. Em outubro de 2025, dezenas de estudantes passaram mal após ingerir água contaminada, onde posteriormente foi encontrada uma carcaça de animal morto na caixa d’água do campus.
Espaço para Posicionamento da UNIR
O Jornal Eletrônico News Rondônia abre espaço para que a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se manifeste sobre o ocorrido, caso tenha interesse.
Ver essa foto no Instagram











































