O município de Costa Marques, em Rondônia, celebrou neste fim de semana o 101º aniversário de Andrea Paxury, uma das mulheres mais admiradas da região. A comemoração, organizada pelas netas Valda Mejia e Roseli Mejia, reuniu familiares, amigos e moradores para homenagear mais de um século de vida, resistência e ancestralidade indígena.
Apesar da idade avançada, Andrea Paxury mantém o hábito de conversar diariamente com filhas e netas, compartilhando sua sabedoria e as tradições de seu povo.

A celebração realçou a importância de Andrea Paxury como referência cultural. Vanda Copacabana Vilasboas, Cacica Geral do Sistema Cacicado Julia Soares Vilasboas, a reconheceu como a maior autoridade indígena Chiquitana do Grupo Chiquitos do Guaporé.
A festa também fez referência à inclusão da história de Andrea Paxury na obra literária “Elas: A Força Feminina Através dos Tempos”, lançada em março de 2025 no Salão do Livro de Genebra. Sua neta, Maria Valda Mejia Noteno, que é membro da AJEB RO, representou a matriarca no evento internacional, usando vestimentas e banners em homenagem à força e ao valor cultural de Andrea.
Para Valquiria Imperiano, Presidente do Institut Cultive e organizadora da coletânea, registrar a força e a ancestralidade das mulheres indígenas é promover a literatura brasileira e celebrar o protagonismo feminino.
A presença da matriarca indígena na obra literária eleva sua trajetória para além das fronteiras de Costa Marques, levando ao cenário internacional a representatividade das mulheres indígenas que inspiram gerações com coragem, fé e sabedoria.










































