TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
Publicidade

Em destaque

Coluna do Simpi – Gestão MEI: Simpi NA e Ministério do Empreendedorismo se unem para levar tecnologia e certificação digital gratuita a milhões de MEIs

Parceria garante acesso gratuito a software de gestão, emissão de nota fiscal eletrônica e até 100 mil certificados digitais por mês para fortalecer a formalização dos pequenos negócios.

Por SIMPI

Publicado em 

Ministério do Empreendedorismo (MEMP) firmou um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional dos Sindicatos da Micro e Pequena Indústria (ASSIMPI), nesta segunda-feira (24), estabelecendo uma das maiores iniciativas nacionais de apoio digital ao Microempreendedor Individual (MEI): o Gestão MEI. A parceria disponibiliza, de forma totalmente gratuita, software de gestão empresarial, emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e até 100 mil certificados digitais mensais, com foco em fortalecer a formalização, melhorar a organização dos pequenos negócios e impulsionar o ambiente empreendedor no país. Com mais de 16 milhões de MEIs, o país depende cada vez mais desses empreendedores para gerar renda, dinamizar o consumo local e movimentar a economia real. Apesar disso, muitos microempreendedores ainda enfrentam desafios significativos para administrar seus negócios — como falta de controle financeiro, ausência de relatórios, dificuldades na emissão de NF-e e limitações no acesso a tecnologias e serviços digitais.

A parceria MEMP–ASSIMPI enfrenta diretamente esses entraves ao oferecer, sem custo, soluções de gestão e certificação digital que facilitam a rotina empresarial. Todos os meses, cerca de 100 mil novos MEIs terão acesso gratuito ao certificado digital em nuvem (A-1), além de ferramentas que apoiam o controle de caixa, a organização administrativa e a formalização com mais segurança, autonomia e menos burocracia. Para o ministro Márcio França, a iniciativa representa um avanço concreto no fortalecimento do microempreendedor brasileiro: “A vida do MEI é cheia de desafios. Se queremos que ele cresça, precisa ter acesso ao básico: gestão, organização e tecnologia. Este acordo tira custo, facilita a formalização e coloca o pequeno empreendedor no centro da transformação digital do país”. O presidente da ASSIMPI, Joseph Couri, afirma que a parceria será um marco para empreendedores de todos os setores: “O fortalecimento do ambiente de negócios passa pela criação de condições reais para que as empresas possam crescer, gerar emprego e investir em inovação. Essa parceria é um passo decisivo para aproximar o setor produtivo das políticas públicas e acelerar a transformação da economia brasileira”.

Foto: Pedro de Souza/ ASCOM MEMP

 

A tradicional combinação de descontos e clima de confraternização ganha um novo formato na Black Friday de Empreendedorismo, que acontece no dia 30 de novembro, das 8h às 19h, no Brás Eventos, localizado na Rua Duque de Caxias, nº 45, bairro Arigolândia. Com foco em fortalecer o comércio local e aproximar empreendedores do público, o evento reúne diversos segmentos em um único espaço, oferecendo desde peças a partir de R$ 4,99 até descontos de até 80% em produtos variados.

A proposta é criar uma experiência que vá além da compra: um dia inteiro para aproveitar ofertas, boa comida e um ambiente acolhedor às margens do Rio Madeira. Logo nas primeiras horas, quem chegar cedo poderá desfrutar de café da manhã no local, além de opções de almoço ao longo do dia. A gastronomia regional também será um dos destaques, reforçando o caráter cultural e afetivo do encontro. Para tornar a experiência ainda mais atrativa, a programação inclui música ao vivo, criando trilha sonora especial para o público; “solzinho” agradável, ideal para quem quer passar o dia fora de casa; chopp gelado; e uma vista privilegiada do Rio Madeira, que deve se tornar cenário de muitos registros e momentos em família.

No espaço do evento, o público encontrará: moda e confecção, costura criativa, semijoias e bijuterias, artigos para presente, ótica, perfumaria e gastronomia regional.

A Black Friday de Empreendedorismo se apresenta, assim, como uma oportunidade dupla: para quem vende, um momento estratégico de escoamento de estoque, divulgação da marca e contato direto com novos clientes; para quem compra, a chance de encontrar bons preços, conhecer novos negócios e fortalecer a economia local de forma consciente.

Ao reunir lazer, compras e valorização do empreendedorismo em um só lugar, o evento pretende se consolidar no calendário da cidade como uma data aguardada por famílias, consumidores e lojistas. Assista: 

 

A regulamentação recente da Receita Federal sobre o uso de créditos tributários decorrentes de ações coletivas tem gerado atenção entre contribuintes e entidades representativas. Para analisar o tema, o advogado Marcos Tavares apresentou uma explicação sobre os critérios que passam a ser exigidos para a utilização desses créditos por empresas e pessoas vinculadas a associações.

Segundo a análise, a Receita Federal estabeleceu que somente poderão utilizar créditos tributários derivados de mandados de segurança coletivos ou ações coletivas aqueles associados que possuírem vínculo real com a entidade autora da ação. Esse vínculo envolve a comprovação de que a associação representa um grupo específico com interesses comuns, como categorias econômicas, atividades produtivas ou segmentos profissionais.

A medida, conforme explicado, impede o uso de decisões judiciais por associações formadas apenas para comercializar ações coletivas sem representatividade concreta. Foi destacado que a Receita verificará se o associado pertence ao grupo efetivamente representado pela entidade. Um exemplo citado indica que uma empresa do setor de alimentação não poderia ser beneficiada por decisão obtida por uma associação de profissionais de odontologia, por se tratar de grupos sem relação entre si.

Além disso, o momento da filiação passa a ser determinante: em ações em andamento, o benefício só poderá ser utilizado a partir da data de associação; em ações já transitadas em julgado, filiações posteriores não permitirão o aproveitamento da decisão.

A análise aponta que essas regras procuram evitar o surgimento de entidades genéricas com finalidade exclusiva de intermediação de decisões judiciais e buscam assegurar previsibilidade para o contribuinte que pretende utilizar créditos oriundos de ações coletivas.

No exemplo apresentado, citaram-se o SIMPI Nacional e a ASSIMPI como entidades com representação consolidada de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, destacando que atuam há mais de três décadas em defesa desse segmento e em parceria com órgãos públicos e privados.

De acordo com a explicação, associações com esse perfil possuem representatividade compatível com as exigências atuais da Receita Federal, garantindo ao associado condições adequadas para aproveitar eventuais créditos tributários provenientes de ações coletivas. A orientação final ressalta a necessidade de que cada contribuinte avalie cuidadosamente quem o representa em ações dessa natureza, assegurando que a entidade esteja alinhada à atividade desempenhada e às exigências legais, de modo a garantir segurança no aproveitamento dos créditos tributários decorrentes de decisões judiciais. Assista: 

 

Natal chegando, dinheiro na praça e golpes no MEI, cuidado

Com a chegada do Natal e o aumento da circulação de dinheiro no mercado, microempreendedores individuais (MEI) se tornam alvos preferenciais de golpistas. Estelionatários estão cada vez mais criativos e usam principalmente o ambiente digital para aplicar fraudes difíceis de rastrear. Entender como esses golpes funcionam é essencial para evitar prejuízos, especialmente para quem está iniciando no mundo do empreendedorismo.

A popularização do MEI trouxe facilidade para milhões de brasileiros regularizarem seus negócios. Porém, muitos recém-formalizados ainda têm dúvidas sobre processos, prazos e documentos. Os criminosos sabem disso e se aproveitam dessa inexperiência para criar cenários falsos de urgência, pressionando a vítima a agir sem verificar a veracidade das informações.

Como os dados básicos das empresas são públicos, o contato pessoal é facilitado, utilizando nomes, endereços e telefones da vítima. Contatos por e-mail, SMS e até ligações telefônicas dificultam a identificação dos golpistas. É assim quando ligam dizendo que existe outra empresa com o mesmo nome que a sua e que seria necessário fazer o registro primeiro, ou quando o suposto banco pede depósito para liberação de empréstimo, ou ainda o golpe em que o MEI recebe uma falsa notificação de cartório de protesto exigindo pagamento em até 24 horas.

Tem também o golpe do boleto falso, que é praticamente idêntico ao original, mas o valor cai na conta do criminoso, e o do falso advogado que apresenta um suposto débito e propõe um acordo extrajudicial. Na verdade, os criminosos exploram a inexperiência dos recém-chegados ao mercado.

Aos menos avisados, ficam duas dicas: se receber uma comunicação informando que deixou de fazer algum procedimento relativo à sua empresa, entre em contato com o Simpi pelo WhatsApp (69) 9933-0396 e confirme antes de pagar. E saiba que o MEI só tem duas obrigações: pagar o DAS mensal e, uma vez por ano, fazer a Declaração Anual de Renda. Só isso, e mais nada. Assista:

 

Imagine dividir uma pizza de oito pedaços e ver o governo levar três deles embora. Essa é a realidade da carga tributária no Brasil, e é exatamente isso que o evento “Pizza sem Impostos” quer mostrar. Idealizado pelo empreendedor e produtor rural Maurício Conti, com apoio do Simpi, o encontro acontece no dia 3 de dezembro, às 18h, na pizzaria Domino’s, na Avenida Jorge Teixeira, nº 1444, em Porto Velho.

O objetivo é simples e impactante: conscientizar a população sobre como os impostos elevados consomem parte do que produzimos e consumimos, atrasando o desenvolvimento do país e empobrecendo as famílias. Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), uma pizza comum carrega até 36% de impostos, ou seja, de cada mordida, uma boa parte vai para os cofres públicos.

“Quero mostrar que impostos excessivos freiam o crescimento e criam barreiras para quem empreende, especialmente na Amazônia”, diz Maurício Conti, que usa sua experiência em bioeconomia e energia renovável para destacar soluções práticas.

O evento é aberto ao público. A pizza pode ser adquirida antecipadamente, sem imposto, pelo WhatsApp (69) 3222-6446, ou no local, a partir das 18h.

Sobre Maurício Conti: empreendedor com atuação em Rondônia, é pioneiro em iniciativas sustentáveis como a Gram Energia Verde e a Coill, voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira apontam viés ideológico em comercial e convocam boicote que resultou em queda de valor da Alpargatas na Bolsa.
L
Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Parque da Cidade reúne shows, atrações culturais e sorteio de uma Honda Biz no dia 25
L
Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Atividade Delegada Municipal amplia integração das forças de segurança e reforça a fiscalização urbana em Porto Velho
L
Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Condições meteorológicas e risco de chuva durante o abastecimento forçaram nova mudança no horário da primeira operação comercial espacial em solo brasileiro.
L
Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Joias em prata 925 com design exclusivo, atendimento acolhedor e a oportunidade de transformar estilo em negócio.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Após cassação de mandato, ex-deputado volta a responder por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro e audiência de instrução é marcada para 2026.
L
Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Nova legislação transfere servidores para a área de apoio especializado, redefine cargos e estabelece regras para o porte de arma no Judiciário.
L
Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

A medida ocorre após a cassação dos mandatos parlamentares e resulta na perda de benefícios como verba de gabinete e uso de imóveis funcionais.
L

Solidariedade que supera a chuva: Evento “Semeando Alegria” supera metas em Porto Velho

Mesmo sob forte chuva, a Associação Conecta Bem realizou o evento filantrópico “Semeando Alegria” e superou a meta de atendimento, levando solidariedade, diversão e espírito natalino ao Bairro Caldinho, em Porto Velho.
L

Alerta para o norte, noroeste e sudoeste de Rondônia: esperam-se chuvas de nível 3, com riscos de impactos, principalmente no dia 24, véspera de Natal

Alerta de chuvas fortes (nível 2) para a capital nesta segunda. No Sudoeste, entre Pimenteiras e Cabixi, o nível de alerta sobe para 3.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Pobreza no Brasil recua com políticas sociais e mercado aquecido.
L
Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Portarias publicadas nesta segunda-feira garantem reforço administrativo na Polícia Federal e ampliação do quadro de pesquisadores em institutos científicos.
L
PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

Parecer enviado ao STF aponta que condenado cumpriu requisitos de tempo e bom comportamento para migrar do regime fechado para o semiaberto.
L
Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Medida visa proporcionar descanso aos servidores públicos estaduais após as celebrações de Natal e Ano Novo; serviços essenciais serão mantidos no estado.
L
Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Iniciativa promove inclusão, capacitação e autonomia em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Ocorrência de apreensão foi registrada em condomínio de Porto Velho.
14
Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Sequestro ocorreu em Porto Velho durante suposto encontro no Atacadão.
14
PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

Uma mulher foi presa em flagrante.
10
Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Ação da Deam com apoio da 1ª Delegacia e Núcleo de Inteligência garante segurança de vítima após denúncias de agressões e ameaças com armas em Cacoal.
12
Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Roraima concentra quase metade das interceptações nacionais; forças de segurança atribuem alta ao fim da presunção de boa-fé e fiscalização em rotas de fronteira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Valores disponíveis somam 145,7 milhões e podem ser retirados até a próxima segunda-feira, 29 de dezembro, data final do calendário de pagamentos.
L
Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Evento da Cantata Natalina reuniu famílias e marcou o fim das ações culturais em 2025.
L
Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Estudo sobre saúde indígena avalia comunicação de risco em crises sanitárias.
L
Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Empresa explica por que pneus novos devem ser instalados no eixo traseiro
L
Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fundação alerta para o nível crítico dos tipos O positivo e O negativo, essenciais para atendimentos de emergência e cirurgias em todo o estado.
L
Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Sociobio Mais terá envio de documentos estendido até 16 de janeiro.
L
Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix restringe títulos no plano com anúncios por contratos antigos.
L
China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

Governo chinês afirma que ação americana contra petroleiro vindo da Venezuela desrespeita o direito internacional e defende soberania comercial entre os países.
L
Itaú alerta sobre golpe com uso de número oficial

Itaú alerta sobre golpe com uso de número oficial

Itaú confirma fraude com falsificação de chamadas para roubo de dados.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.