A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) segue sem um desfecho, continuando na manhã deste sábado (22), em Belém. As negociações em torno do documento final da conferência se estenderam pela madrugada, visto que o evento estava previsto para terminar nesta sexta-feira (21).
A plenária de encerramento da conferência, momento em que os textos finais serão apresentados, está prevista para as 12h deste sábado.
Ausência de Ambição e Combustíveis Fósseis
Os rascunhos dos textos em discussão, chamados de Pacote de Belém, foram divulgados na manhã de ontem e geraram críticas da sociedade civil. A principal queixa é a falta de ambição das nações em buscar as metas climáticas do Acordo de Paris.
O Acordo de Paris busca conter o aumento da temperatura do planeta em até 1,5Cº.
Um dos maiores pontos de frustração é a ausência do mapa do caminho para a eliminação gradual dos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. Estes são os principais responsáveis pelas emissões que causam o aquecimento global.
O governo brasileiro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em particular, insistiu na aprovação de um texto que apresentasse um cronograma de implementação para essa transição energética, o que ainda não se concretizou.











































