Um misto de susto e apreensão tomou conta dos presentes na Blue Zone (Zona Azul), em uma das áreas da sede mundial da COP30 em Belém, Pará, na tarde de quinta-feira (20). Vídeos gravados no local se espalharam rapidamente pela internet, incluindo um registro feito pela ativista e indigenista rondoniense Neide Cardozo, conhecida como “Neidinha Suruí”.
Veterana nas Conferências das Partes da ONU desde 1992, Neidinha está presente no evento desde o início. O vídeo é possível ver Cardozo se aproximando do local onde o fogo acontece. Ela chega a relatar: “gente, está pegando fogo na Blue Zone”.
Ver essa foto no Instagram
Na cena, as chamas se elevam, pintando a área com uma mancha laranja. Investigações da Polícia Federal (PF) ainda não foram concluídas, mas há informações que apontam que o incêndio teve início nesse local da Blue Zone.
A Blue Zone, é área de maior destaque na COP30. É reservada para a diplomacia. Nela, ocorrem as negociações oficiais, a Cúpula de Líderes e encontros entre chefes de Estado, delegações e organismos internacionais, como pontua o jornal O Liberal.

Seguranças e colaboradores da COP30 realizaram a evacuação imediata das pessoas, mas no vídeo também se pode ver pessoas insistindo em ir ao local mesmo enquanto o fogo acontecia.
Conforme detalhado pelo Ministro do Turismo, Celso Sabino, na quinta, felizmente não houve vítimas, apenas um grande susto. As primeiras informações indicam que o fogo pode ter sido provocado pelo uso irregular de um micro-ondas, aparelho que não deveria estar em uso naquele ambiente. O governo do Pará confirmou a possibilidade de o incêndio ter sido provocado por um curto-circuito em um micro-ondas.
Na sexta-feira (21), o local do incêndio já havia sido reestabelecido. A jornalista Luciana Oliveira detalhou a situação, afirmando: “Como vocês podem ver, a tranquilidade foi restabelecida.”
Ver essa foto no Instagram








































