Belém, 18 de novembro de 2025 — A Caixa Econômica Federal iniciou a captação do Fundo Garantidor de Crédito para Parcerias Público-Privadas (FGC3P), durante a COP30. O fundo oferece garantia a empresas que executam projetos de concessão e PPP, proporcionando taxas de financiamento mais acessíveis e estímulo à participação em iniciativas de infraestrutura sustentável.
O FGC3P permitirá a execução de obras de saneamento básico, iluminação pública eficiente e infraestrutura sustentável, entre outros projetos estratégicos. Licitantes vencedores de leilões estruturados pelo FEP (Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e PPP) poderão contar com a garantia, ampliando oportunidades de investimento em todo o país.
Segundo Danielle Mendonça, diretora de Fundos de Governo da Caixa, o fundo posiciona o banco e investidores na vanguarda da transição verde. “É um produto inovador que oferece garantia às instituições financeiras que concedem crédito aos licitantes vencedores. Apoiar o FGC3P contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, afirmou.
O fundo funciona com aportes de empresas, governos, investidores multilaterais e instituições financeiras, que se tornam cotistas e participam da formatação de linhas de garantias para financiamentos de políticas públicas implementadas via PPP. Essa estrutura reduz os riscos financeiros e permite maior participação de empresas em projetos estratégicos.
Além de viabilizar financiamentos mais acessíveis, o FGC3P deve ampliar a quantidade de PPPs executadas, fortalecendo o desenvolvimento econômico sustentável e promovendo obras que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e compromissos climáticos assumidos pelo Brasil na COP30.








































