A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR) realizou, nesta quinta-feira (13), na COP30, em Belém (PA), o painel “Integridade da informação e ação climática no Brasil: sinergias entre governo e sociedade civil”. Durante o evento, foram lançados documentos organizados pela Rede de Parceiros pela Integridade da Informação Sobre Mudança do Clima (RPIIC), que reúne mais de 130 organizações da sociedade civil e universidades, incluindo defensorias públicas, Associação Brasileira dos Anunciantes (ABA) e ONGs como Repórteres Sem Fronteira e Global Witness.
As duas publicações — o Guia para Atuação Jurídica pela Integridade da Informação Climática e a Carta-Compromisso pela Integridade da Informação Climática na Publicidade Digital — são resultado de uma articulação impulsionada pelo Capítulo Brasileiro da Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima.
“O essencial hoje é a circulação de informação. O mercado publicitário é gigantesco e ele tem um papel muito importante tanto em informar as pessoas em torno de conteúdos manipulados, quanto em promover a informação de qualidade. Ele é parte essencial dessa nossa cadeia de compromisso pela integridade da informação”, destacou Nina Santos, secretária-adjunta de Políticas Digitais da Secom-PR.
A Iniciativa Global foi lançada em novembro de 2024 pelo Brasil, ONU e UNESCO, e conta com nove países membros. Os resultados foram apresentados durante o painel organizado pela Secom-PR em parceria com o Instituto Democracia em Xeque (DX).
Informação de qualidade
Para Letícia Capone, secretária-executiva da RPIIC, a construção da carta-compromisso — em diálogo com o Governo do Brasil, com liderança de Repórteres Sem Fronteiras e participação ativa da ABA — representa um marco na era da desinformação nas redes sociais.
“Estamos falando de representações com muita incidência nos três setores da sociedade. Trata-se de uma ação de incidência, onde diferentes atores se comprometem a zelar pela informação íntegra”, afirmou.
Letícia também destacou que o Guia, já apresentado na pré-COP, tornou-se um sucesso como material de apoio em universidades. Para atingir um público maior, o documento terá versão em inglês disponível para download.
Diálogo entre governo e sociedade
João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom-PR, ressaltou o papel central da RPIIC no Capítulo Brasileiro da Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima:
“Além da articulação entre órgãos governamentais, é fundamental engajar os demais atores para promover a integridade da informação sobre mudança do clima, um dos grandes desafios dos nossos tempos. Ter desenvolvido esses documentos em tão pouco tempo demonstra o comprometimento da Rede e fortalece o diálogo entre sociedade e governo.”








































