Os governos do Brasil e do Reino Unido anunciaram, nesta quarta-feira (12 de novembro), uma parceria voltada para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. O acordo foi formalizado por meio de um memorando de entendimento entre os dois países.
O memorando prevê ações coordenadas, incluindo a troca de informações de inteligência, a coordenação de operações conjuntas e o desenvolvimento de ações de prevenção e assistência às vítimas do crime.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o acordo está incluído na estratégia de fortalecimento de uma política nacional de combate a esses crimes.
Cooperação internacional é essencial
O secretário Nacional de Justiça, Jean Uema, destacou a importância da cooperação. “Nos últimos anos, o Brasil tem priorizado a cooperação com países parceiros para aprimorar investigações, formar agentes públicos e ampliar a rede de proteção às vítimas”, explicou.
O tráfico de pessoas é considerado uma das principais modalidades de crime organizado transnacional. Por essa razão, o governo brasileiro defende que o combate requer cooperação internacional para que as ações de repressão tenham maior efetividade.
O governo brasileiro já havia firmado outras parcerias do gênero no ano passado com autoridades da Colômbia e da Bolívia para combater este tipo de crime.








































