O estado de Rondônia sediará, no dia 28 de novembro, o evento “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial”, que traz o tema “Brasil mais íntegro: fortalecendo a ética nos pequenos negócios”. A iniciativa, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conta com apoio do Governo de Rondônia, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO), e da Controladoria-Geral da União (CGU). O encontro será realizado às 9h, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.
O objetivo do evento é fortalecer a ética e a transparência nas relações entre o setor público e o privado, promovendo debates sobre práticas de gestão voltadas à prevenção da corrupção e à cultura de integridade. Empresários, gestores públicos e representantes de entidades terão a oportunidade de compartilhar experiências e discutir iniciativas que tornem o ambiente de negócios mais confiável e sustentável.
Durante o evento, serão apresentados os compromissos assumidos pelas empresas que aderiram ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, um programa nacional coordenado pela CGU. Ao firmar a adesão, as organizações se comprometem publicamente com a ética, a transparência e as boas práticas de governança.
Cultura de integridade
Para o governador Marcos Rocha, a adesão de instituições rondoniense ao pacto é um passo fundamental na construção de uma gestão pública moderna e ética.
“Temos trabalhado para consolidar em Rondônia um modelo de gestão baseado na ética, transparência e responsabilidade. Integridade não é apenas uma meta de governo, mas um compromisso permanente com a sociedade rondoniense”, destacou.
O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do ambiente empresarial:
“A ética e a integridade são pilares essenciais para qualquer organização, especialmente para aquelas que participam de licitações e contratos com o poder público. O pacto é uma ferramenta essencial para disseminar esses valores no estado inteiro”, afirmou.
Governança pública e ética empresarial
O controlador-geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, destacou que a presença da CGE-RO no evento reforça o compromisso do governo com a transparência e a integridade nas relações institucionais.
“A integridade é um valor que precisa ser vivido por todos — pelo poder público, pelas empresas e pela sociedade. Trabalhamos para que essa cultura esteja presente em todas as esferas e inspire também o setor privado a seguir as melhores práticas de governança”, disse.
A CGE-RO, como órgão central do sistema de controle interno do Executivo Estadual, reforça que o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial é essencial para consolidar políticas de transparência, ética e responsabilidade na gestão pública e privada, contribuindo para o fortalecimento da governança pública em Rondônia.









































