QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Tribunal de Contas de Rondônia se ilumina com o espírito do Natal e reafirma sua vocação de servir com propósito

As luzes se acenderam antes mesmo do ano terminar. E com elas, um novo brilho tomou conta do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

Por ASCOM - 20

Publicado em 

Tribunal de Contas de Rondônia se ilumina com o espírito do Natal e reafirma sua vocação de servir com propósito

A sede do TCE, agora iluminada por cores, símbolos e sentimentos, transformou-se em um verdadeiro “Tribunal de Luz”, onde cada feixe brilha como convite à esperança, à convivência e ao orgulho de servir.

A decoração natalina, que já encanta servidores, visitantes e moradores de Porto Velho, ultrapassa a fronteira da estética: é uma homenagem aos servidores e um gesto de acolhimento à população.

O prédio, que diariamente abriga decisões técnicas e missões de controle, converte-se neste fim de ano em um ponto de encontro entre a beleza, a fé e o sentido mais profundo do serviço público.

“Novo ponto turístico de Porto Velho”, resumiu a servidora Luana Pereira.

O BELO COMO INSTRUMENTO DE CIVILIDADE

Mais do que um gesto estético, a iluminação natalina expressa uma ação repleta de significados econômicos, humanos e espirituais, que resgata a essência do Natal e reafirma o compromisso da Corte de Contas com a sociedade rondoniense.

A iniciativa não representa apenas um investimento em ornamentação, mas em valores intangíveis e transcendentais, na autoestima institucional, na motivação dos servidores e na aproximação simbólica e afetiva entre o Tribunal e a população.

“É uma forma exemplar e mostra a dedicação da equipe do Tribunal em proporcionar essa entrega formidável não só aos servidores, mas para as famílias e a população em geral, que pode apreciar a decoração”, diz o servidor Remo Gregório.

Quando as luzes se acendem, não se iluminam apenas paredes ou colunas: acende-se o propósito de servir, de inspirar e de humanizar o espaço público.

Cada feixe de luz projetado na fachada do Tribunal representa a força transformadora dos agentes públicos que o integram: profissionais que, com dedicação e propósito, atuam em prol do desenvolvimento social sustentável, do uso responsável dos recursos públicos e da indução de políticas capazes de impactar positivamente a vida das pessoas.

“Trabalhar o belo no âmbito de uma civilização não é mero adorno estético; é um ato de elevação cultural, econômica e espiritual. Quando o belo se manifesta no espaço público, ele desperta o pertencimento e inspira comportamentos virtuosos. Essa decoração natalina expressa o sentido do servir: iluminar vidas e transformar realidades”, disse o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, ressaltando:

“A luz que resplandece na fachada iluminada do nosso Tribunal, vem da alma dos nossos servidores”.

LUZ QUE ACOLHE E CONECTA

No interior do prédio, o visitante encontra um ambiente que traduz o espírito natalino em cada detalhe: luzes, símbolos e cores que evocam fé, solidariedade e união. É um cenário pensado para acolher, emocionar e renovar os laços entre o Tribunal e aqueles que dele fazem parte.

“Ficamos muito felizes com essa decoração e felizes de estar em um ambiente, que reflete a beleza e o sentido do Natal”, comenta a servidora Nubiana Pedruzzi.

Nessa simbologia luminosa, cada servidor se reconhece como parte do brilho institucional e da diferença que imprime no desenvolvimento econômico e social do Estado.

O verdadeiro patrimônio de uma instituição pública são as pessoas que a animam, dignificam e a fazem pulsar em direção ao bem comum.

CRISTO, O ARQUÉTIPO DA LIDERANÇA SERVIDORA

O Cristo do Natal, expressão maior de humildade, entrega e amor, é também o arquétipo da liderança servidora, aquela que, como o servidor público autêntico, vive para servir e não para ser servido.

A inspiração cristológica do período natalino se alinha à missão do Tribunal, cuja razão de existir é proteger o bem comum, promover a boa governança e garantir o uso ético e eficiente dos recursos públicos, em favor da coletividade.

Sob essa perspectiva, o ornamento luminoso da sede do TCE-RO não é adorno supérfluo, mas um ato de comunicação institucional inteligente e humanizadora, que expressa ao cidadão uma mensagem silenciosa, porém poderosa: o Tribunal está vivo, presente, acolhedor e comprometido com o bem social.

“Eu achei muito linda a decoração. Particularmente, o Natal é uma época que amo muito. O Tribunal arrasou!”, afirma a servidora Bárbara Fernandes.

ECONOMIA CRIATIVA E ESPIRITUALIDADE CÍVICA

Do ponto de vista econômico, a iniciativa mobiliza profissionais e prestadores de serviços locais, fomentando a economia criativa e cultural.

Do ponto de vista humano, os ganhos são ainda mais expressivos: a elevação do ânimo coletivo, o senso de pertencimento e a revitalização dos vínculos afetivos entre servidores, além do despertar de uma espiritualidade cívica que conecta o serviço público à sua finalidade maior: servir com excelência e intencionalidade à sociedade.

UM TRIBUNAL DE LUZ PARA RONDÔNIA

Na dimensão simbólica, o “Tribunal de Luz”, como passou a ser carinhosamente reconhecido, converte-se em um espaço público atrativo e fraterno, onde a sociedade rondoniense pode celebrar, fotografar, conviver e refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal, que é tempo de fraternidade, sustentabilidade, amor ao próximo e confraternização universal.

“A decoração interna e externa é um esforço conjunto de vários setores, para preparar esse Tribunal de Luz”, disse a secretária de infraestrutura do TCE, Júlia Gomes.

Em um mundo que carece de empatia e esperança, iluminar o espaço público é iluminar consciências.

O brilho das luzes na fachada do TCE-RO é o reflexo daquilo que se constrói em seu interior: um Tribunal de Contas humanizado, transparente, ético e presente na vida das pessoas, que, à luz do Natal, reafirma seu compromisso maior: servir Rondônia com fé, propósito e coração.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Leitura Finalizada: Quando as coisas não saem como você espera é uma leitura que acolhe

Com sabedoria budista e linguagem simples, Haemin Sunim oferece conselhos para dias difíceis e inspira equilíbrio emocional no cotidiano.
L
Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Vaqueiro Marcos Antônio Pereira da Cruz foi assassinado em emboscada durante operação de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa; ministra cobra investigação rigorosa.
L

Governo aprova novo Plano Clima e define metas até 2035

Plano Clima orienta ações para cumprir Acordo de Paris e reduzir emissões.
L
Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Monitor de Assédio Judicial da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo aponta alta de 19,87% nos casos contra jornalistas desde março de 2024; STF reconheceu a prática como ameaça democrática.
L

A nova era dos centros de desenvolvimento e o futuro do futebol na região norte

Expansão de centros de desenvolvimento no Norte fortalece a base do futebol brasileiro ao integrar formação técnica, educação, tecnologia e impacto comunitário de longo prazo.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Primeira Turma do STF condena cinco réus por unanimidade; general Mário Fernandes recebe a maior pena (26 anos e 6 meses); condenados devem pagar R$ 30 milhões em indenização solidária e ficam inelegíveis.
L
Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vota por 4 a 0 para condenar Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três do Núcleo 2 da trama golpista; julgamento continua para definir as penas.
L
STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem 3 votos a 0 pela condenação de Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três envolvidos no Núcleo 2 da trama golpista.
L
Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Ministro Alexandre de Moraes vota pela condenação de Filipe Martins, Mário Fernandes, Marcelo Câmara e Silvinei Vasques, todos envolvidos na trama golpista; julgamento será retomado com voto de Cristiano Zanin.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Entre os principais pontos do projeto está a definição de que a logística reversa e os custos do processo serão de responsabilidade integral de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
L
Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

O projeto prevê que o credenciamento da rede privada seja utilizado exclusivamente em situações de indisponibilidade temporária ou interrupção de estoque de medicamentos na rede estadual.
L
Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

O deputado apoio à cafeicultura em Primavera de Rondônia com mudas de café e calcário para produtores rurais.
L
Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura anuncia suspensão de atividades em repartições públicas, mas serviços essenciais seguem normalmente.
L
Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Premiação nacional destaca boas práticas responsáveis por avanços históricos na segurança alimentar nesta quarta-feira.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra braço e perna em grave acidente na Rio de Janeiro

Motociclista quebra braço e perna em grave acidente na Rio de Janeiro

A vítima recebeu atendimento de uma equipe do Samu.
14
Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Luiz F. S. seduzia e ameaçava crianças de 12 anos em fóruns na internet e usava vítimas para zombar de policiais
16
Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Ação da Guarnição Reforço 02, comandada pelo Sargento Machado, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de porções grandes de cocaína e máquina de cartão no bairro Teixeirão.
10
PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

Operação Fim de Linha cumpre mandados em Alta Floresta d’Oeste/RO e visa desarticular grupo criminoso responsável pelo recebimento e distribuição de drogas na fronteira.
12
Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Força Tática do 5º BPM recupera cerca de 30 peças de vestuário após apreensão de dois adolescentes no bairro Planalto, na madrugada de domingo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Último paredão do Rondônia Reality Show está formado

Com apenas cinco participantes na casa, o público decide no último paredão quem deixa a disputa antes da grande final, marcada para sexta-feira no Mercado Cultural.
L

Daniel Moraes é eliminado do paredão do Rondônia Reality Show

Com 21.869 votos, o equivalente a 73,74% da votação, Daniel Moraes é eliminado e a casa passa a contar com apenas cinco participantes.
L
Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Iniciativa percorreu seis escolas de Rondônia e promoveu educação sobre energia sustentável e tecnologia interativa.
L
Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Investimento de R$ 13 milhões beneficia 8 mil famílias em todo o país e promove modernização da produção agrícola.
L
Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Projeto de Integração do Rio São Francisco garante água a 12 milhões de pessoas e impulsiona desenvolvimento regional.
L
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Pagamentos do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2024 ocorrerão entre 15 de fevereiro e 15 de agosto de 2026; critérios para acesso ao benefício passam a ser mais rígidos.
L

TikTok anuncia megacentro de dados no Ceará

TikTok confirma megacentro de dados na América Latina com investimento bilionário.
L
Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Vídeo que circula nas redes indica volta de Chris Evans e reacende debate sobre legado de Ultimato.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.