O Príncipe William, herdeiro do trono do Reino Unido, elogiou a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula de Líderes da COP30, em Belém. O Príncipe de Gales considerou a proposta como um “passo visionário para a estabilidade climática”.
“Ao redor do mundo, países estão apresentando estratégias, planos de adaptação nacional e investindo em soluções baseadas na natureza. O financiamento climático está crescendo… E a proposta do Brasil para o TFFF é um passo visionário para a estabilidade climática”, disse William.
O príncipe destacou que a COP30 e a Amazônia são palcos de um momento histórico que demanda compromisso global e coragem. Ele reconheceu o Brasil como líder em energia renovável e agricultura sustentável desde a Eco-92.
China reafirma compromissos e multilateralismo
Durante a Cúpula de Líderes, o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, também elogiou o trabalho do Brasil na organização da COP30.
Xuexiang afirmou que a China está implementando ativamente a transição verde e honrando seus compromissos, citando as novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o aumento de investimentos em energia solar e eólica. O representante chinês defendeu o multilateralismo e a solidariedade, apresentando três proposições essenciais para o momento:
A transição para uma economia verde, de baixo carbono.
A necessidade de tradução efetiva dos compromissos climáticos em ações.
Cooperação e transparência de todos os países.









































