O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a ferramenta Nomes no Brasil, que permite mapear a popularidade dos nomes em cada década do país. O instituto destaca que os principais fatores que influenciam os “nomes da moda” são as telenovelas e o futebol.
Influência do Esporte e da TV
O levantamento aponta que jogadores de futebol têm grande influência no registro de bebês:
Rivelino: Nome do ídolo da Seleção de 1970, teve seu auge de registros naquela década, concentrando 69% das ocorrências.
Romário: Concentrou 69% de seus registros na década de 1990.
Neymar: Começou a se popularizar na década de 2010.
No campo das telenovelas, o nome Helena teve um crescimento significativo a partir dos anos 2000. Existem 366 mil Helenas no Brasil, impulsionadas pelo nome ser frequentemente usado nas protagonistas das novelas escritas pelo autor Manoel Carlos.
O site do IBGE ainda explica a origem dos nomes e sobrenomes e disponibiliza um ranking dos mais populares por década, além de um mapa com os nomes mais comuns por país.
A Ferramenta Nomes no Brasil
A ferramenta interativa permite a consulta da ocorrência, o período de nascimento, a concentração geográfica e a idade mediana de pessoas com nomes e sobrenomes específicos. O levantamento reflete a composição da população brasileira em 1º de agosto de 2022, data base do Censo 2022.








































