O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) estabeleceu ponto facultativo nos dias 6 e 7 de novembro nos órgãos públicos federais localizados em Belém (PA). A medida foi tomada em virtude da realização da Cúpula do Clima, um evento preparatório que reunirá chefes de Estado e representantes de diversos países. A Cúpula antecederá a abertura oficial da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
De acordo com o MGI, a iniciativa visa facilitar a organização das atividades administrativas, o deslocamento da população e das delegações internacionais, considerando o aumento do fluxo de pessoas e o reforço na logística local durante os eventos.
Detalhes da Cúpula e da COP30
A Cúpula do Clima deve contar com a participação de 143 delegações. A programação inclui uma plenária que será aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 6, e se estenderá até o final do dia 7, quando encerrarem os discursos nacionais dos líderes inscritos.
Pela primeira vez no Brasil, este momento será deslocado do calendário oficial da COP30, mas cumprirá a função de orientação e impulsionamento da etapa de negociações.
Já a COP30 terá início no dia 10 e se estenderá até 21 de novembro. O principal objetivo da Conferência é definir as medidas necessárias para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC até o final deste século, acelerando a implementação do que foi negociado em conferências anteriores.









































