Com base nas previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Rondônia deverá experimentar ao menos quatro padrões meteorológicos distintos nesta primeira semana de novembro. As chuvas mais intensas e volumosas estão previstas para ocorrer do oeste ao leste do estado.
Em particular, o INMET emitiu um alerta para chuvas fortes e intensas nos dias 4 e 5 deste mês. O primeiro sistema meteorológico em destaque é classificado como nível 2, indicando a possibilidade de “tempestades severas e organizadas”. Espera-se que esses fenômenos se desloquem do norte de Porto Velho, abrangendo as regiões noroeste, sudoeste e parte do sudeste do estado.

As chuvas atuais já causam preocupação, mas Porto Velho provavelmente enfrentará, a partir do dia 5, uma forte tempestade com impactos consideráveis. O CPTEC e o INPE alertam para a intensidade dessas chuvas, classificando-as como “muitas tempestades severas organizadas, algumas significativas”.
O padrão dessas precipitações é considerado incomum. A tempestade deverá atingir principalmente Porto Velho, afetando de forma intensa as regiões Norte, Nordeste e Noroeste do município, incluindo a área urbana da capital.

Devido ao seu grande volume e rápida intensidade, essas chuvas podem contribuir para o alagamento de ruas. A ocorrência será marcada por trovões, raios e ventos fortes. Espera-se maior impacto no centro-oeste e noroeste do estado, abrangendo a Ponta do Abunã e o distrito de Jaci-Paraná.









































