O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou sobre a crise na Venezuela em entrevista ao programa 60 Minutes, da emissora CBS, neste domingo (2). Questionado sobre o futuro de Nicolás Maduro no poder, Trump foi direto:
“Diria que sim. Acho que sim,” respondeu o presidente, quando perguntado se o fim da ditadura de Maduro estaria próximo, afirmando que os dias do líder venezuelano “estão contados”.
No entanto, Trump minimizou a possibilidade de uma escalada militar na região, afastando a hipótese de um conflito armado dos EUA contra o país vizinho: “Duvido. Não acredito”, respondeu.
Operações no Caribe e Acusações de Maduro
As declarações de Trump ocorrem em um momento de alta tensão, com o envio de tropas e navios norte-americanos para operações no Caribe.
- Objetivo Oficial: O governo americano afirma que as operações visam combater o tráfico de drogas.
- Resultados: Nas últimas semanas, as ofensivas resultaram em ao menos 65 mortes em mais de 15 ataques contra supostas embarcações de narcotráfico no Caribe e no Pacífico.
Nicolás Maduro, que é acusado de narcotráfico pela Justiça americana, alega que os Estados Unidos estão usando o combate às drogas como um pretexto para tentar “impor uma mudança de regime” em Caracas e obter controle sobre as reservas de petróleo venezuelanas.
Especialistas ouvidos pela AFP classificam as ofensivas como possíveis execuções extrajudiciais, uma vez que o governo americano não apresentou provas de que as embarcações atingidas transportavam drogas ou representavam ameaça aos Estados Unidos.
Com informações de Estadão – Trump diz que dias de Maduro na Venezuela ‘estão contados’










































