A marca italiana Ferrari inovou ao lançar a Nova Ferrari F76 como um projeto que existe exclusivamente no mundo virtual, sendo o primeiro carro da montadora a ser lançado como um NFT (Token Não Fungível). A F76 é uma “obra de arte sem motor” que não pode ser dirigida no mundo real.
A Ferrari explica que o F76 representa uma união entre a história da marca e as novas tecnologias:
“O F76 não é um carro de produção, mas um projeto virtual pioneiro que combina a tradição de corrida da Ferrari com a inovação de design generativo e tecnologias digitais,” explica a marca.
Homenagem e Colecionismo Virtual
O nome do modelo, F76, presta homenagem ao primeiro triunfo da Ferrari na lendária corrida de resistência francesa. A vitória foi alcançada há 76 anos (em 1949) pelo piloto Luigi Chinetti com o carro barchetta 166 MM Touring.
Visualmente, o F76 possui um design que remete ao conceito F80. O modelo fez parte do programa Hyperclub, que permitiu aos clientes criar versões digitais exclusivas do carro. Ao longo de três anos, várias configurações foram lançadas, formando uma comunidade de colecionadores e fãs da marca no ambiente digital.
Com informações de Rodrigo Barros, colaboração para a CNN Brasil – Nova Ferrari F76 é obra de arte sem motor e que só existe no mundo virtual | CNN Brasil




































