O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), organização não governamental especializada, reprovou a megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação resultou na morte de mais de 120 pessoas, incluindo quatro policiais, além da apreensão de 118 armas. O posicionamento foi manifestado em nota pública divulgada nesta quarta-feira (29).
A entidade destacou que é composta por mais de 230 policiais, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Assim, defende o direito universal à segurança pública.
Críticas à condução e à estratégia
Para o Fórum, o Comando Vermelho é uma ameaça real que precisa ser enfrentada, mas criticou a forma de condução da operação policial.
O FBSP afirmou que a ação no Rio de Janeiro foi conduzida “mais pelo viés político daqueles que propugnam o morticínio como prática na atividade policial, do que pela racionalidade técnica e pelo adequado planejamento estratégico e operacional”.
O texto aponta que, sem coordenação federativa e investimentos em inteligência financeira (como Coaf e Receita Federal), as baixas causadas pela Operação Contenção serão rapidamente repostas pelo crime organizado, que não será afetado a longo prazo.
Críticas ao resgate dos corpos
A entidade também reprovou a forma como dezenas de corpos foram resgatados.
“Pior, foi a forma como dezenas de corpos foram deixados na mata próxima ao Complexo de Favelas, sem nenhuma ação para isolamento e preservação da cena de crime,” afirma o texto. Segundo o Fórum, isso é prova da inobservância de regras básicas da legislação processual penal.










































