O serviço de inventário extrajudicial nos Cartórios de Notas de Rondônia disparou e está dando mais agilidade para as famílias. É o que revelam dados divulgados pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Rondônia (CNB/RO). De 2020 para cá, o número de escrituras de inventário cresceu 65%, graças à facilidade do serviço online pela plataforma e-Notariado. Já são mais de 2 mil inventários feitos em cartório, garantindo a papelada certa e a segurança na divisão de bens.
Essa agilidade no procedimento, que antes podia demorar até quatro anos na Justiça, agora pode ser resolvida em até 15 dias no cartório, seja de forma presencial ou digital, caso os herdeiros estejam de acordo. Essa rapidez é ainda mais importante agora, pois se fala muito em aumento no imposto sobre heranças e doações (o ITCMD) com a Reforma Tributária. Quem deixar para depois, pode acabar pagando mais caro para regularizar a divisão da propriedade.
O inventário feito em cartório, que trata da partilha dos bens de quem se foi, está se mostrando o caminho mais rápido e seguro em Rondônia. Para melhorar ainda mais, houve mudanças importantes: agora, é possível fazer o inventário em cartório mesmo se houver herdeiro menor ou testamento, e não precisa mais de autorização da Justiça para vender bens da herança. Outra novidade é a nomeação do inventariante direto no cartório, o que acelerou o processo em mais de 900% desde 2020 em Rondônia. Tudo isso é para garantir que a sucessão da terra seja feita de forma rápida e segura.









































