O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, celebra seu aniversário de 90 anos neste dia 27 de outubro com uma série de homenagens. Entre elas estão uma cinebiografia e um livro-coletânea que reúne 90 quadrinistas para celebrar seu legado.
A cinebiografia, intitulada Mauricio de Sousa – O Filme, teve uma sessão especial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo na última semana. O filme retrata as origens do artista, seu processo criativo e o nascimento de personagens icônicos como Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali.
Um dos destaques do longa-metragem é a participação do próprio filho do criador, Mauro Sousa, que o interpreta nas telas. “Tive essa honra de interpretá-lo nos cinemas. É minha estreia nos cinemas, então esse é mais um motivo para ser realmente um momento bastante especial”, afirmou Mauro em entrevista.
Homenagens na Mostra e livro
Além da exibição do filme, a Mostra de Cinema de São Paulo concedeu a Mauricio de Sousa o prêmio Leon Cakoff, em reconhecimento ao seu trabalho. O evento também exibiu outras três produções da Turma da Mônica em sua programação infantil: Laços, Lições e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa.
Outra grande homenagem é o livro-coletânea MSP90, lançado em outubro. A obra, que já está à venda, foi idealizada pelo jornalista Sidney Gusman e conta com 90 autores e autoras de todo o Brasil. “São autores de todos os gêneros que você imaginar e que fazem quadros de tira, de humor, de terror”, explicou Gusman.
A quadrinista Helô D’Angelo, que participou do MSP90, escolheu a personagem Dona Pedra para a sua história e destacou a importância da diversidade nos quadrinhos nacionais, algo que Mauricio de Sousa sempre buscou em sua obra.









































