O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira, 22 de outubro de 2025, que o leilão do Porto de São Sebastião, localizado no litoral paulista, será realizado até abril de 2026. A declaração foi feita a jornalistas na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
O projeto de arrendamento da área SSB01 no Porto de São Sebastião é voltado para a movimentação e armazenagem de granéis sólidos, cargas gerais e contêineres. O plano do governo é que a cidade de São Sebastião passe a contar com um porto multipropósito.
Investimentos e geração de empregos
O projeto de modernização prevê a construção de um novo píer de atracação, a ampliação do pátio, um novo sistema de carga e descarga de caminhões e a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso, abrangendo cerca de 426 mil metros quadrados de área operacional.
Segundo o ministério, o leilão deve gerar cerca de 5 mil empregos durante a fase de construção e mais 1,3 mil postos de trabalho permanentes após o início da operação. A modelagem multipropósito será definida em uma reunião futura, em Brasília, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O ministro Silvio Costa Filho também destacou a expectativa do governo de realizar um total de 60 leilões portuários até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até o momento, 35 já foram concluídos. Entre os próximos, o ministro espera realizar ainda em 2025 o leilão do terminal de contêineres do Porto de Santos (Tecon 10) e, à tarde, acompanhar o leilão de concessão do acesso Aquaviário do Porto de Paranaguá, que deve gerar mais de R$ 1 bilhão em investimentos.