A candidatura da conservadora Sanae Takaichi à chefia do governo japonês ganhou um impulso decisivo nesta segunda-feira (20 de outubro de 2025). O Partido da Inovação, conhecido como Ishin, concordou em apoiar a líder do Partido Liberal Democrata (LDP), colocando-a muito perto de ser eleita a nova primeira-ministra do Japão nesta terça-feira (21).
Com a parceria, a coalizão entre o LDP de Takaichi e o Ishin soma 231 assentos na câmara baixa do Parlamento, ficando a apenas dois votos da maioria absoluta. Esse número é, contudo, considerado suficiente para que Takaichi vença a votação parlamentar para primeira-ministra.
“Estou ansiosa para trabalharmos juntos, em um esforço para fortalecer a economia do Japão e transformar o país”, declarou Takaichi durante a assinatura do pacto formal. O acordo foi selado com os líderes do Ishin, o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, e o chefe do Parlamento, Fumitake Fujita.
Impacto no mercado financeiro e condições do acordo
A expectativa do mercado por um pacto que pode resultar em mais gastos do governo gerou uma reação imediata. O iene, a moeda local, enfraqueceu, e o índice de ações Nikkei fechou em alta de 3,4%, atingindo um recorde histórico. Estrategistas, como Fumika Shimizu, da Nomura Securities, atribuem esse movimento às “expectativas em relação às políticas econômicas de Takaichi, que incluem expansão fiscal e flexibilização monetária”.
Em troca do apoio, o Ishin, que era o segundo maior partido de oposição, recebeu promessas de Takaichi para avançar em sua agenda. As pautas incluem um corte de 10% no número de parlamentares e a suspensão de um imposto sobre o consumo de alimentos por dois anos. Analistas, no entanto, alertam que o Ishin, por defender cortes orçamentários, pode restringir algumas das ambições de gastos propostas pela nova líder.
Virada política após colapso da antiga coalizão
O acordo foi fechado apenas dez dias após o colapso da aliança de 26 anos do LDP com o Komeito. A antiga coalizão foi encerrada depois que o partido governista escolheu Takaichi como nova líder.
A saída abrupta do Komeito abriu espaço para negociações entre partidos de oposição que, inicialmente, ameaçaram inviabilizar as ambições de Takaichi. No entanto, a decisão do Ishin de se aliar ao LDP acabou com a ameaça de retirar o partido do poder pela primeira vez em mais de uma década.