O sonho de cursar Medicina pela Universidade Federal do Acre (Ufac) ganha mais uma oportunidade. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) publicou, na sexta-feira (17), o edital do vestibular 2026 para o curso, que ofertará 80 vagas. As provas serão presenciais, aplicadas simultaneamente em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
As inscrições começam nesta quarta-feira (22) e seguem até 10 de novembro, exclusivamente pelo site do Cebraspe. O modelo de prova seguirá o formato tradicional do Enem, com questões objetivas e redação, mas sem a teoria de resposta ao item. As avaliações serão realizadas em duas etapas: 11 de janeiro de 2026 (Linguagens, Ciências Humanas e Redação) e 18 de janeiro de 2026 (Ciências da Natureza e Matemática).
Um dos diferenciais do processo é a manutenção do bônus do argumento de inclusão regional, que concede vantagem aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio regular e presencial no Acre e em vilarejos de Rondônia que fazem divisa com o estado, como Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã, todos localizados em Porto Velho.
O objetivo é valorizar os estudantes que conhecem a realidade amazônica e estimular a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional.
Toda a responsabilidade pela inscrição e envio da documentação é do candidato, que deverá observar atentamente os prazos e regras do edital. No momento da inscrição, será definida a localidade de prova.